Ethereum passa o Bitcoin no mercado de opções pela primeira vez

Enquanto o Bitcoin é chamado de “sound money” — moeda sonante — uma referência ao som feito pelas moedas de prata e ouro, a atualização do Ethereum pode trazer uma nova narrativa consigo, a de ser “ultra sound money”.

Moeda de Ethereum em meio a moedas de Bitcoin.
Moeda de Ethereum em meio a moedas de Bitcoin.

Com a atualização mais importante do Ethereum se aproximando, investidores estão mostrando seu otimismo com o futuro da segunda maior criptomoeda. Segundo dados da Coinglass, esta é a primeira vez que o Ether ultrapassa o Bitcoin em volume de opções negociadas.

Vale notar que este não é o maior pico de volume do Ether. Contudo, a virada acontece em meio a um grande bear market, reforçando o sentimento do mercado enquanto novas narrativas aparecem.

Como consequência, o Ethereum pode estar se provando um ativo tão forte quanto o Bitcoin, com poder para empurrar todo o mercado para cima, revertendo assim a sua tendência de baixa.

Volume de opções de Ethereum explode enquanto atualização se aproxima

Enquanto o Bitcoin perdeu 50% de seu volume no mercado de opções desde novembro do ano passado, após atingir seu topo histórico, o Ethereum está atraindo a atenção dos traders.

Chegando a quase US$ 7 bilhões em contratos abertos neste domingo (28), esta é a primeira vez que o Ethereum ultrapassa o Bitcoin neste mercado. Este acontecimento também foi noticiado pela CoinDesk.

Volume de contratos abertos de opções de BTC, em bilhões de dólares. Fonte: Coinglass
Volume de contratos abertos de opções de BTC, em bilhões de dólares. Fonte: Coinglass

Tal virada acontece no mesmo dia em que Vitalik Buterin afirmou que a atualização ainda não está precificada. Ou seja, é possível que o criador do Ethereum tenha criado ainda mais FOMO (medo de ficar de fora) nos investidores.

De qualquer forma, o Proof-of-Stake (PoS) do Ethereum é aguardado há mais de sete anos e, dentre tantas novidades, promete solucionar o ponto mais crítico do projeto, suas altas taxas de transação devido à baixa escalabilidade.

Ultra sound money, a próxima narrativa do Ethereum

Enquanto o Bitcoin é chamado de “sound money” — moeda sonante — uma referência ao som feito pelas moedas de prata e ouro, a atualização do Ethereum pode trazer uma nova narrativa consigo, a de ser “ultra sound money”.

Em outras palavras, alguns estudos sugerem que o Ethereum finalmente conseguirá diminuir sua oferta ao longo do tempo, ao queimar moedas em um ritmo maior do que sua cunhagem. Entretanto, vale notar que tais estudos usam dados do PoW, onde as taxas chegaram a R$ 1.550.

Projeção de oferta circulante do Ethereum após atualização. Fonte: Ultrasound.money

De qualquer forma, uma grande mudança na transição para PoS será o chamado “halving triplo”, uma redução da criação de ethers de ~15.000 para ~1.500 por dia. O nome faz referência aos halvings do Bitcoin, onde a emissão de novas moedas é reduzida pela metade. Como o nome sugere, o Ethereum fará isso três vezes de uma só vez.

Portanto, estas e outras melhorias no Ethereum podem estar por trás de toda especulação recente que fizeram seu volume no mercado de opções passar o do Bitcoin pela primeira vez na história.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias