Embora ainda esteja com uma queda de 36% em relação ao seu topo histórico, previsões apontam que o Ethereum (ETH), segunda maior criptomoeda do mercado, pode ultrapassar os 7.500 dólares ainda neste ano de 2022.
A pesquisa publicada pelo Finder na quarta-feira passada (9) também aponta que grande parte dos especialistas entrevistados, 78,6%, acredita que a migração para Proof-of-Stake (PoS) ajudará o preço do Ethereum.
Embora sem data definida, recentemente o mantenedor do principal cliente do Ethereum já revelou que o Geth está a um passo do PoS. Desta forma, alguns esperam que isso aconteça ainda este ano.
Alta superior a 100% ainda neste ano
Reunindo a opinião de 33 especialistas de fintechs, criptomoedas e NFTs, o Finder calculou que o preço do Ethereum pode chegar a 7.609 dólares ainda neste ano. Conforme cada Ether está na faixa dos 3.084 dólares no momento, isto seria uma valorização de 146%.
“Se continuar atento aos desafios técnicos e de inovação, o Ethereum continuará a crescer aceleradamente, com potencial para prosperar a médio e longo prazo. É uma história de sucesso em termos de inovação precoce e este potencial precisa ser combinado com mais capacidade de inovação”
A frase acima é de Paul Levy, professor na Universidade de Brighton. Mais otimista que os outros, ele acredita que o Ethereum consiga chegar não apenas aos 7.500 dólares como também aos US$ 9.000 em 2022.
Pensando mais adiante, o Finder também aponta que o Ethereum poderá chegar aos 10.810 dólares em 2025 e 36.338 em 2030. Ou seja, conseguirá ter uma capitalização de mercado de 1 trilhão nos próximos três anos. Até o momento, o Bitcoin foi a única criptomoeda a chegar a este número.
Todavia, vale lembrar que tais previsões caíram bastante, cerca de 50% quando se fala sobre 2030, talvez devido a recente queda de todo cripto-mercado.
Proof-of-Stake mudará o jogo para o Ethereum
Esperado há anos, muitos dos entrevistados acreditam que o Proof-of-Stake (PoS) terá papel fundamental para que o Ethereum atinja as previsões ditas acima. Um deles é Martin Froehler, CEO da Morpher, como notado abaixo.
“A mudança para o proof of stake, DeFi, NFTs e a baixa inflação do Ethereum combinados às enormes taxas de crescimento da rede, levarão a uma demanda maior e, como resultado, a um alta nos preços do Ether.”
Enquanto 78,6% estão confiantes em relação a esta migração, outros 10,7% tem uma visão negativa sobre ela, afirmando que não resolverá os problemas atuais, destacando que a concorrência das criptomoedas focadas em contratos inteligentes está acirrada.
“A mudança para Proof of Stake provavelmente não resolverá estes problemas, e teremos que contar com L2s e sidechains para suportar a escalabilidade do ETH. A Polygon, em particular, está bem posicionada para suportar o crescimento do Ethereum e acredito que acumulará grande valor. A curto prazo, o Ethereum é quem tem mais a perder, mas os investidores devem observar cuidadosamente a concorrência das plataformas de contrato inteligente de 3ª geração. Avalanche, Terra e Elrond têm plataformas de alta escala com desenvolvimento ativo de dapps e disputarão a base de usuários da Ethereum.”, notou Vanessa Harris, diretora de produto da Permission
Contudo, detalhando o pensamento dos 28 entrevistados, o Finder nota que metade deles está confiante com a mudança. Além disso, outros 25% acreditam em um aumento significativo no preço do Ethereum.
Com ou sem tal migração para Proof-of-Stake, é válido lembrar que atualmente o preço do Ethereum está sendo impulsionado pelos mercados de DeFi e NFTs, assim como foi pelas ICOs em 2017.
Portanto, estes setores precisarão continuar fortes para que o Ethereum consiga estabelecer outros recordes. Ou então, outra tendência precisará surgir para ocupar tal espaço e demanda por ETH.