Os EUA divulgaram os dados de inflação referentes a março na manhã desta quarta-feira (10), mais uma vez apresentando números acima do esperado. Como consequência o Bitcoin caiu 2% em instantes e está sendo negociado a US$ 67.600.
O relatório também pressionou metais preciosos como ouro e prata, bem como ações de empresas americanas que também operam em queda na pré-abertura do mercado.
Isso porque o Fed pode manter a taxa de juros na porcentagem atual, ao invés de realizar cortes, para controlar a inflação. Sendo assim, a economia geral continuaria pressionada com menos dinheiro em circulação.
Dados de inflação dos EUA vêm acima do esperado novamente
Mesmo com a taxa de juros mais alta dos últimos 24 anos, o Banco Central americano está tendo dificuldades em atingir a meta de inflação de 2% ao ano. Segundo dados publicados nesta quarta-feira (10), a inflação veio novamente acima do esperado.
“O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos EUA para todos os itens subiu 0,4% em março; habitação e combustível aumentaram.”
CPI for all items rose 0.4% in March; shelter and gasoline up https://t.co/dJyJeKlXDJ #CPI #BLSdata
— BLS-Labor Statistics (@BLS_gov) April 10, 2024
Como destacado pelo próprio BLS, agência similar ao IBGE do Brasil, os números foram pressionados pela alta dos combustíveis (+1,5% em março) mas também por serviços de transporte (+1,5% em março) e pelo custo da eletricidade (+0,9% em março).
No ano, a inflação americana fica na casa dos 3,5%. Para Robert Kiyosaki, autor do livro ‘Pai Rico, Pai Pobre’, isso significa que as pessoas deveriam investir em ouro, prata e Bitcoin, restabelecendo o controle de suas vidas financeiras.
Bitcoin e outros mercados em queda após EUA divulgarem dados da inflação
Tanto o ouro quanto o Bitcoin são ativos escassos e tratados como proteção à inflação. No entanto, ambos operam em queda nesta manhã de quarta-feira, apresentando um pico de volume no mesmo horário em que os EUA divulgaram os dados acima.
Ações de empresas americanas também foram afetadas por esses dados. Ainda na pré-abertura do mercado, Dow Jones, S&P500 e Nasdaq 100 caem entre 1,1 a 1,35% nesta manhã.
O motivo dessas quedas está relacionado à política monetária do Banco Central dos EUA, o Federal Reserve. Com a inflação acima do esperado, o Fed deverá manter a taxa de juros elevada, sufocando a economia para controlar o poder de compra do dólar.
Na contramão dessas quedas estão os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA, que subiram 3,2% em poucos minutos, sendo uma alternativa de investimento considerada mais segura pelo mercado.
Por fim, os grandes entusiastas do Bitcoin acreditam que essa falta de controle do Fed sobre a economia americana é uma das maiores narrativas para a alta no longo prazo. Afinal, os EUA devem continuar imprimindo dólares infinitamente, assim como outros países, enquanto o Bitcoin se limita às suas 21 milhões de unidades.