Ex-líderes da Genbit, suspeita de pirâmide financeira, abrem novas empresas

A Digital Trader, a empresa não disponibiliza informações sobre fundadores, sede, serviços, produtos etc. O negócio, no entanto, é divulgado diariamente no grupo do Telegram "Mercado Financeiro", administrado por ex-líderes da suposta pirâmide.

Siga no

Antigos líderes da Genbit, empresa acusada de sumir com R$ 1 bilhão dos investidores, lançaram novas empresas no Brasil.

O objetivo dos negócios, segundo comunicado divulgado nesta semana pela empresa, é fomentar o uso do TPK, token que a suposta pirâmide financeira obrigou seus clientes aceitar.

Uma das empresas é a Digital Trader, fundada em julho pelo empresário Ricardo Strapasson, ex-líder da Genbit.

Strapasson, conforme o Livecoins noticiou em julho, foi um dos líderes que enviaram cartas para a Justiça defendendo a suposta pirâmide e afirmando que não tiveram nenhum prejuízo com o negócio.

Digital Trader, montada por ex-líderes da Genbit, afirma ser intermediária de tokens

De acordo com o site institucional da Digital Trader, a proposta da empresa é “servir de intermediária na negociação de tokens e criptomoedas nas exchanges, realizando compra e venda de ativos”.

No site, no entanto, não há informações claras sobre como o negócio funciona exatamente, quais são os serviços ou produtos e quais são as taxas cobradas.

Além disso, não há endereço da empresa nem nomes dos fundadores (a reportagem descobriu que o fundador é o antigo líder da Genbit por meio de grupos do Telegram e do Linkedin).

Ex-líderes também lançam Digraw Strategy, identificada como startup digital

ex-lideres da genbit

Outro negócio fundado por líderes do negócio é a Digraw Strategy. Em seu site, a empresa afirma ser “uma startup voltada para a intermediação de negócios e o desenvolvimento de ecossistemas digitais através de anúncios de produtos e serviços”.

Assim como a Digital Trader, a empresa não disponibiliza informações sobre fundadores, sede, serviços, produtos etc. O negócio, no entanto, é divulgado diariamente no grupo do Telegram “Mercado Financeiro”, administrado por ex-líderes da suposta pirâmide.

Consulta no site da Receita Federal mostra que a Digraw Strategy foi fundada em agosto deste ano e fica em Curitiba (PR). A sede do negócio, segundo o órgão, está localizada na Avenida Winston Churchill, no bairro Capão Raso, na capital paranaense.

Como está o token da Genbit?

O token da Genbit, que foi listado em três exchanges no exterior, não vingou até agora. De acordo com dados das corretoras Exrates, Beldex e p2pb2b, um TPK vale menos do que um centavo.

No momento em que este texto está sendo escrito, por exemplo, o valor do TPK na p2pb2b é de 0,0002 centavos.

Como anda a situação da Genbit na Justiça?

A Genbit ainda está respondendo à ação civil pública movida pelo Ministério Público. Conforme noticiado pelo Livecoins, a empresa tenta convencer o MP e a Justiça que a dívida de R$ 1 bilhão com os investidores já foi paga com moedas digitais sem valor.

Além da ação do MP, a empresa responde a mais 600 processos nas justiças de São Paulo e do Paraná. São processos movidos por investidores que colocaram dinheiro no negócio esperando retornos de até 15% ao mês, mas que não receberam nada até hoje. Uma delas é a vendedora que perdeu a herança do pai.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Lucas Gabriel Marins
Jornalista desde 2010. Escreve para Livecoins e UOL. Já foi repórter da Gazeta do Povo e da Agência Estadual de Notícias (AEN).
Leão. Imagem: Shutter Stock

Banco Central Europeu: “Bitcoin é um animal muito perigoso!”

O Bitcoin já foi chamado de várias coisas diferentes por autoridades do mundo todo, mas agora ele acaba de ganhar uma definição um tanto...
China bane Bitcoin. Imagem: Adobe Stock

Vídeo mostra mineradores chineses de Bitcoin desligando equipamentos

A China continua reprimindo a mineração de criptomoedas e não dá sinal que vai recuar. A última ofensiva tem como alvo a província de...
Gates e Buffet. (Imagem: Flickr)

Por que é inútil seguir os bilionários quando o assunto é criptomoedas?

Sem dúvidas, Warren Buffett, Ray Dalio, e Carl Icahn são grandes investidores, e sabem como ninguém comprar ativos tradicionais. No entanto, quando o assunto é...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias