Jay Clayton, ex-presidente da Comissão de Valores dos EUA, tornou-se conselheiro da Electric Capital, empresa de capital de risco que investe em criptomoedas, as informações são da Bloomberg.
Sua contratação mostra o esforço do setor em entender e estar de acordo com as atuais leis sobre esta nova indústria. Além da Electric, Clayton também está envolvido em outros projetos ligados as criptomoedas, como a Fireblocks e a One River, onde também atua como conselheiro.
Tal migração para o campo das criptomoedas não é tão rara. Afinal, diversas gigantes como Coinbase e Binance já contrataram ex-funcionários da SEC e também da Receita Federal dos EUA no passado.
Electric Capital contrata Jay Clayton como conselheiro
Atuando como presidente da SEC durante o governo de Donald Trump, Jay Clayton já afirmou, em dezembro do ano passado, que acredita muito nas criptomoedas. Agora, sua crença é renovada ao ser contratado pela Electric Capital, empresa que investe em projetos de criptomoedas.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Embora não seja sua primeira atuação na indústria, já tendo envolvimento com outros dois projetos onde também trabalha como conselheiro, isso mostra como o setor está dedicado a cooperar com agências legisladoras, como a própria SEC, hoje comandada por Gary Gensler.
Para Avichal Garg, sócio-administrador da Electric, a entrada de ex-reguladores pode ser definida como “a realização de que algo especial está acontecendo” neste setor.
Sobre a Electric Capital, a empresa possui investimento em projetos famosos, como Elrond, Gitcoin, Kraken e mais de 50 outras iniciativas. Por fim, também investe na famosa exchange descentralizada dYdX. Portanto, o ex-presidente da SEC deve guiá-los para não terem surpresas jurídicas em seu caminho.
Ex-presidente da SEC não é o único envolvido com criptomoedas
Além de Jay Clayton, outros grandes nomes que já trabalharam para o governo americano já entraram no universo das criptomoedas. Sem dúvidas, as exchanges são as mais interessadas no conhecimento que estes possuem.
Como exemplo, a Binance contratou Tigran Gambaryan no ano passado. Ex-agente da Receita Federal dos EUA, também foi responsável pelo caso da Silk Road que envolveu a quantia de ~69.000 bitcoins, hoje equivalentes a R$ 7,6 bilhões.
Já a Coinbase, exchange americana listada em bolsa, contratou Brett Redfearn em março do ano passado, após mais de 3 anos na SEC, Redfearn ficou cerca de cinco meses no comando dos mercados de capital da Coinbase.
Sendo assim, a indústria está investindo pesado em suas contratações para não cometer deslizes e ser advertida por agências governamentais no futuro. Como resultado, a reputação das mesmas vêm crescendo, mostrando que este mercado é tão sério quanto qualquer outro.