David Marcus, ex-presidente do PayPal, tornou-se um grande fã do Bitcoin nos últimos anos. Ainda em abril, lançou a Lightspark, uma solução que facilita o uso da Lightning Network por empresas.
Já nesta semana, Marcus revelou uma nova ferramenta ligada ao Bitcoin. Chamado Endereço Monetário Universal (UMA, na sigla inglesa), o serviço promete que o envio e recebimento de bitcoins pela Lightning Network seja tão fácil quanto enviar um e-mail.
“O dinheiro precisa ser movimentado como um e-mail, por isso estendemos a Lightning e a LNURL para dar suporte à conformidade e ao FX. Os usuários poderão enviar/receber moedas fiduciárias e criptomoedas por meio de corretoras, carteiras ou bancos habilitados à UMA.”
Open sourcing the Universal Money Address (UMA) standard. Money needs to move like email, so we’ve extended Lightning and LNURL to support compliance and FX. Users will be able to send/receive fiat & crypto via their UMA-enabled exchange, wallet, or bank. https://t.co/zKuydqRH7g pic.twitter.com/ye7PWsGMRI
— David Marcus (@davidmarcus) October 23, 2023
Três serviços que operam no Brasil já estão envolvidos na UMA
No momento, três empresas que atuam no Brasil já estão participando da UMA: Ripio, Foxbit e Xapo. Sendo assim, clientes destes serviços poderão receber bitcoins por meio de e-mails como satoshi@ripio.com.
“Este é um Endereço Monetário Universal (UMA). UMA é como um endereço de e-mail, mas para dinheiro”, aponta a descrição do serviço. “UMA permite que qualquer pessoa envie e receba dinheiro (fiduciário e criptomoedas) 24/7, usando sua carteira, corretora ou banco favorito habilitado na UMA.”
Das três empresas citadas, apenas a Xapo já possui uma página de apresentação. No entanto, é dito logo no topo que o serviço será implementado apenas em 2024.
Além da comodidade apresentada pela UMA, a Xapo destaca que esses endereços também apresentam uma melhor privacidade para o usuário. Como exemplo, cita que as contas bancárias não precisarão ser reveladas para terceiros para receber fundos.
Em relação ao envio de moedas fiduciárias, como dólar e real, David Marcus já revelou que planeja transformar o Bitcoin em uma “rede de pagamentos global”. Em suma, enquanto uma parte pode enviar euros, a outra pode receber em reais, já o Bitcoin seria usado como uma camada intermediária para realizar a compensação da transferência.
“Nossa visão é que o Bitcoin não é uma moeda que as pessoas usarão para comprar coisas”, disse David Marcus na época. “Mas uma fração de Bitcoin na Lightning é como um pequeno pacote de dados na internet, apenas para valor.”
David Marcus enfrenta fúria da comunidade
Criado sobre os pilares da liberdade e da rebeldia, o Bitcoin ainda possui uma grande base de investidores fieis a estes princípios após 14 anos. Portanto, não é incomum que empresas como a Lightspark recebam críticas do público.
De qualquer forma, David Marcus não se esquivou dos ataques, respondendo abertamente a eles.
“Existe uma facção da comunidade Bitcoin que acredita que qualquer coisa que inclua a palavra “conformidade” é blasfêmia. Se realmente quisermos que o Bitcoin e o Lightning se tornem a rede de liquidação global vencedora de valor na internet, isso deve permitir que as entidades regulamentadas participem da rede e cumpram as suas obrigações de conformidade”, explicou o executivo.
“A beleza do Bitcoin é que ele é aberto.”
“Assim, entidades e pessoas podem optar por estar na rede por meio de uma entidade regulamentada ou de uma carteira de autocustódia. UMA é uma extensão da LNURL, portanto é compatível com versões anteriores”, finalizou Marcus. “Deixe as pessoas escolherem. O que todos deveríamos aspirar é que o Bitcoin alcance mais pessoas e resolva problemas do mundo real usando o que é sem dúvida uma das tecnologias mais incríveis inventadas em nossas vidas.”
There's this faction of the #Bitcoin community that believes that anything including the word "compliance" is blasphemy. If we truly want Bitcoin and Lightning to become the winning global settlement network for value on the internet, it must enable regulated entities to…
— David Marcus (@davidmarcus) October 23, 2023
Por fim, apesar de suas raízes, o Bitcoin já foi adotado pelos mais diversos públicos. Em última instância, cada um enxerga no ativo a qualidade que deseja, sempre livre para explorá-lo da forma mais proveitosa possível em relação aos seus objetivos.