Em comunicado oficial, publicado nesta quinta-feira (23), a exchange de criptomoedas CoinFlex anunciou o interrompimento de saques aos seus clientes. Como justificativa, apontou as “condições extremas do mercado”, criando desconfiança em alguns usuários.
Através do Twitter, alguns deles acusam a exchange de ser uma pirâmide financeira. Afinal, um serviço de intermediação teria a obrigação de manter o saldo de seus usuários sob segurança. Outros reagiram com ironia, conforme mostrado abaixo.
“Vocês também estão pausando os depósitos?”
Na nota, a CoinFlex também aponta que não possui ligação com empresas de empréstimo que podem estar sofrendo com insolvência, nomeando a Three Arrows Capital. De qualquer forma, a explicação é bastante evasiva.
Exchange possui duas criptomoedas próprias, as duas derreteram
Além de pausar saques, congelando os fundos de seus clientes, a situação da exchange CoinFlex parece ainda pior. Afinal a exchange possui duas criptomoedas próprias, a Flex Coin (FLEX) e a stablecoin flexUSD (FLEXUSD).
Apesar de também ter pausado as negociações da FLEX, a exchange não conseguiu segurar o valor da mesma. Cotada a 25 reais na semana passada, a criptomoeda da CoinFlex derreteu para R$ 7,50 após interromper os saques.
Além desta, a stablecoin flexUSD (FLEXUSD) também sofreu uma forte queda com a notícia, perdendo seu lastro com o dólar, assim como aconteceu com a TerraUSD (UST). No momento, a stablecoin está sendo negociada por US$ 0,83.
Devido a isso, alguns usuários lembraram que o CEO da empresa estava promovendo sua stablecoin há um mês, falando mal de outras moedas. Já outros apontam que este é o motivo do mercado precisar de regulamentação.
Exchange não é carteira
Portanto, este é mais um lembrete que exchanges não devem ser utilizadas como carteira. Afinal, você não tem nenhum controle sobre os fundos e talvez nem saiba se determinada exchange realmente possui seu dinheiro em mãos. O recomendado é utilizar uma carteira fria, que pode ser comprada na KripoBr.
Antes mesmo da queda, em abril, um minerador chegou a alertar que exchanges de criptomoedas estavam insolventes, pedindo empréstimos para conseguir honrar os saques dos clientes. Entretanto, muitos não levaram seus conselhos a sério.
Segundo a FlexCoin, a exchange voltará a processar saques o mais breve possível e o comunicado será atualizado na próxima segunda-feira (27). Contudo, sua reputação parece já ter desabado, assim como o preço de suas duas criptomoedas.