O Facebook anunciou em um post hoje que permitirá publicidade relacionada as criptomoedas e blockchain. Antes, a gigante das redes sociais permitia apenas um número limitado de anunciantes pré-aprovados.
Em janeiro de 2018, depois da grande alta do Bitcoin, que chegou a valer 20 mil dólares, o Facebook anunciou uma nova política que proibiu qualquer anúncio relacionado a criptomoedas, dizendo que esses anúncios eram freqüentemente “enganosos ou fraudulentos”.
O Facebook não foi a única empresa a proibir os anúncios de criptomoedas. O Google também baniu os anúncios em março de 2018, poucos meses após a decisão do Facebook.
Em junho de 2018, o Facebook afrouxou sua política para permitir anúncios relacionados a criptomoedas de determinados anunciantes pré-aprovados. Aqueles que desejassem obter aprovação prévia eram obrigados a apresentar um pedido com informações que pudessem provar a legitimidade do anunciante. O Google seguiu o facebook e afrouxou sua política de anúncios relacionados a criptomoedas em setembro.
Embora os anúncios de criptomoedas estão novamente permitidos no Facebook, os anúncios relacionados a ofertas iniciais de moedas (ICOs) ainda serão rejeitados. Se a história se mostrar precisa, o Google poderá seguir o exemplo do Facebook e, mais uma vez, permitir a publicidade de criptomoedas.
O movimento é um indicativo de maturidade no mercado de criptomoedas. Menos fraudes e maior reconhecimento de projetos existentes podem ter influenciado o Facebook a mudar sua posição. Agora, com maior acesso à publicidade, os projetos poderão impulsionar melhor a adoção no setor.