O mundo tem visto uma imensa quantidade de criptomoedas (shitcoins), serem criadas nos últimos anos. Entretanto, um rumor espalhado pela mídia mundial parece ter sido apenas fake news, conforme apurou um portal de notícias chinês. Com isso, há indícios de que a criptomoeda da China não será criada em novembro, conforme apontaram algumas fontes.
De acordo com as primeiras informações, o banco central chinês estaria com a criptomoeda pronta para lançamento ainda em 2019. Além disso, as informações seriam de um funcionário do banco. Para o portal de notícias chinês Global Times, entretanto, tudo não passou de um boato.
Criptomoeda da China pode não ser criada nos próximos meses
O portal chinês Global Times disse nos últimos dias que a criptomoeda da China é uma “especulação imprecisa”. Certamente, com a postagem pelo Twitter, o portal afirmou ter refutado a teoria do lançamento desta criptomoeda.
Em meio a atual Guerra Comercial da China com os EUA, muito foi imaginado em cima deste caso. A nova divisa poderia, por exemplo, facilitar transações feitas pela China fora do dólar, esquivando de quaisquer problemas que essa última lhes traz.
Além disso, as grandes empresas chinesas fariam parte do projeto, sendo inclusive os primeiros a receber tais moedas. Dentre os principais favorecidos estariam Alibaba, Tencent e outras grandes companhias do país asiático. Após o recebimento, as empresas ajudariam a espalhar a nova moeda pelo mundo.
Essa moeda, que eventualmente poderia ser criada, seria utilizada ainda pela população chinesa, que é a maior do mundo atualmente. Com isso, o impacto de um eventual lançamento de uma criptomoeda por uma das principais economias do mundo caiu como uma bomba na mídia mundial.
Apesar do portal chinês desmentir a história, a Forbes não desvinculou sua matéria
No último dia 27, mesmo dia em que o Global Times negou a criação da criptomoeda chinesa, a Forbes havia publicado uma matéria sobre este assunto. Entretanto, a matéria da Forbes não foi alterada, mesmo com a negação do portal chinês sobre este caso.
Para a Forbes, a cripto da China será certamente lançada no dia 11 de novembro próximo, apoiada por sete empresas chinesas. Este modelo de lançamento de moeda está sendo visto também na Libra do Facebook, que criou uma associação para sua criptomoeda.
Finalmente, o caso parece estar sendo alvo de discussões pelo mundo, mas ainda não há uma confirmação oficial. Pode ser uma fake news ou não. Os próximos meses serão decisivos para mostrar quem estava certo afinal.