Glaidson Acácio dos Santos, o “Faraó dos Bitcoins”, continua preso e seu pedido de habeas corpus será analisado apenas na próxima semana.
Os clientes mais defensores da empresa de Cabo Frio, cidade que fica na região do “Novo Egito”, ainda nutriam uma esperança de abraçar o faraó na última terça-feira (19), quando a justiça do Rio de Janeiro iria apreciar seu pedido e supostamente liberar o investigado pela Operação Kryptos.
Para dar força ao judiciário na decisão em que esperavam, alguns até foram com cartazes para a porta do tribunal, realizando uma manifestação para a libertação de Glaidson.
O líder da GAS Consultoria Bitcoin segue acusado de vários crimes e sua liberdade já foi negada no dia 14 de setembro de 2021 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), decisão tomada pelo desembargador convocado Jesuíno Rissato.
“Na hipótese, não verifico, da análise da decisão do desembargador relator que indeferiu o pedido liminar deduzido no habeas corpus originário, a ocorrência de flagrante ilegalidade capaz de ensejar o afastamento do óbice contido no enunciado sumular referido, razão pela qual o indeferimento liminar do presente writ é medida que se impõe”.
A manutenção da prisão do “Faraó dos Bitcoins” é então o segundo revés na semana para os defensores mais fieis da GAS Consultoria, que ainda nutrem uma esperança de que o negócio volte a funcionar como era antes, ou seja, “pagando certinho”.
Isso porque, a empresa negou boatos que circulavam entre clientes de que iria liberar saques em breve. Esse fato pode colocar em evidência que líderes tentam manter o controle dos investidores a todo custo, inclusive, criando fake news sobre o processo.
Com o cenário ficando mais preocupante, vários clientes insatisfeitos já ingressaram na justiça. Uma cliente pediu nos últimos dias um bloqueio de valor até em grandes corretoras de Bitcoin do mercado, como a Binance.
O que disse a empresa do Faraó dos Bitcoins para justificar a continuação da prisão do líder?
A defesa de Glaidson argumentou em uma nota divulgada a clientes que a decisão de adiar o julgamento do líder foi positiva, mesmo com ele passando uma semana a mais na prisão. O novo julgamento será então na próxima terça-feira (26), no TRF2.
“Prezados clientes, antes de tudo a G.A.S. agradece o apoio de cada um de vocês,
demonstrado na mobilização pacífica que levou mais de 300 pessoas para a sede do TRF, no Centro do Rio, nessa chuvosa tarde de terça-feira (19/10).
Como é de conhecimento público, o julgamento do Habeas Corpus de Glaidson Acácio dos Santos foi adiado para a próxima terça-feira (26/10). A princípio, a notícia pode soar como desfavorável, porém, no entendimento da defesa foi a melhor decisão para o momento. Dessa forma, ganha mais tempo para robustecer o pedido de HC e, por outro lado, os julgadores poderão se aprofundar nas questões técnicas que envolvem esse processo tão complexo. Ou seja, teremos a oportunidade de um julgamento mais justo.”
A Nota Oficial da GAS Consultoria Bitcoin pode ser lida na íntegra por este link.
Vale lembrar que Glaidson dos Santos foi preso pela polícia federal durante cumprimento de mandados na Operação Kryptos, no dia 25 de agosto de 2021. Após dois meses, ele continua sendo mantido na cadeia e as investigações continuam, com o negócio paralisado de oferecer qualquer negócio a clientes.