FBI alerta para golpes com criptomoedas em meio a crise da Covid-19

Chantagem e extorsão são os mais usados

Siga no

A pandemia do coronavírus está gerando problemas em diferentes setores e industrias. Infelizmente, o momento atual também está abrindo várias oportunidades para pessoas nem um pouco bem-intencionadas.

Isso levou até mesmo o FBI a lançar um alerta sobre o aumento no número de golpes que utilizam criptomoedas e o coronavírus como forma de ganhar dinheiro.

O Escritório de Investigação Federal (FBI, na sigla original), alertou sobre o aumento dos casos e exemplificou alguns dos mais comuns, como extorsão, propagandas enganosas sobre trabalho em casa e investimentos falsos.

Os golpes durante a crise do coronavírus ficaram bem frequentes. Tanto nos EUA, com diferentes mensagens sobre o auxilio prometido pelo governo, quanto no Brasil, onde golpistas utilizaram o momento para tentar enganar beneficiários de diferentes programas.

Alerta do FBI para os golpes com criptomoedas em meio a pandemia

Coronavirus e Quarentena
Em meio ao Coronavirus e a Quarentena as pessoas tendem a ficar mais vulneráveis a golpes.

Durante a quarentena geral realizada para diminuir a aceleração do vírus, os golpistas têm se tornado cada vez mais ativos, aproveitando que durante o momento crítico, é mais fácil explorar e enganar as pessoas.

Alguns golpes até mesmo beiram o absurdo, com os atacantes ameaçando infectar toda a família da vítima com o coronavírus caso não receba um determinado valor em Bitcoin.

No comunicado oficial do FBI, o escritório de investigação diz que “Golpistas estão aproveitando o medo e a incerteza durante a pandemia da Covid-19 para roubar e lavar dinheiro através do complexo ecossistema de criptomoedas.”

A agência também informa que o aumento no uso das criptomoedas em diferentes setores aumentou consideravelmente nos últimos anos, o que fez com os criminosos passassem a adotar ainda mais os ativos digitais em seus golpes.

Principais golpes

O FBI informou os golpes caem em quatro categorias principais. São os golpes de chantagem e extorsão, principalmente com ameaças de publicar arquivos privados na internet (incluindo vídeos e fotos íntimas, conhecido como sextortion). Nesse tipo de golpe também temos o ransomware como uma forma crescente.

Em meio a pandemia também ficou comum as promessas de trabalho home-office com excelentes ganhos, mas que não passavam de um golpe.

De acordo com o comunicado, esse golpe tem uma segunda camada, onde o suposto empregador faz uma doação para o empregado. Isso é usado para lavar dinheiro em transferências ilegais.

O terceiro golpe mais comum são propagandas enganosas para produtos ligados ao coronavírus (como máscaras e luvas) em sites que realizam transações apenas com criptomoedas.

Algumas dessas lojas com propagandas falsas até prometiam a cura do coronavírus.

As pirâmides e os esquemas ponzi

O quarto golpe mais comum, de acordo com o FBI, são as grandes oportunidades de investimento que prometem gerar grandes riquezas, mesmo durante a quarentena.

Esses golpes são com certeza os que mais atraem investimentos e temos prova disso aqui no Brasil, que mesmo antes do coronavírus já tinha grandes problemas com pirâmides que acabaram ruindo. Não é difícil encontrar clientes que ainda esperam pagamento de uma dessas pirâmides.

Se proteger não é difícil, basta tomar cuidado com todas as suas informações na internet e, principalmente, desconfiar de tudo o que parece “bom demais para ser verdade”.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Cardano. Imagem: Abode Stock

Cardano dispara e bate recorde de preço enquanto Bitcoin cai

A criptomoeda Cardano (ADA) disparou neste sábado e bateu um novo recorde de preço, enquanto isso, o Bitcoin e a maioria das principais criptomoedas...
Elon Musk interpretando Wario. Imagem: Divulgação SNL.

Cocriador da Dogecoin chama Elon Musk de “vigarista egoísta”

Pouco tempo depois de Elon Musk afirmar que estava trabalhando com desenvolvedores da Dogecoin, o cocriador da criptomoeda meme, Jackson Palmer, apareceu no Twitter...
Criptomoeda Ethereum em destaque com outras criptomoedas ao seu redor rivais

Elon Musk vai comprar Ethereum?

“Eu acredito fortemente nas criptomoedas, mas elas não podem levar a um aumento massivo no uso de combustível fóssil, especialmente carvão”, disse Elon Musk,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias