O FBI, serviço de inteligência dos EUA, emitiu um alerta sobre crimes financeiros envolvendo tanto o uso de códigos QR quanto caixas eletrônicos que trabalham com criptomoedas.
Tanto os golpes quanto as recomendações da agência de inteligência americana são antigos. Apesar disso é preciso tomar mais cuidados já que o Bitcoin impossibilita a reversão de transações, ao contrário das transações bancárias.
Mantenha suas criptomoedas em segurança, use carteiras seguras e de preferência de código aberto que foram recomendadas pela comunidade como um todo. Além de tudo, não esqueça de guardar suas chaves privadas em segurança.
Velhos golpes, diferentes meios
O anúncio do FBI aponta que tipos antigos de golpe estão utilizando códigos QR e caixas eletrônicos de criptomoedas para roubar vítimas. Os golpes são antigos, golpistas passando-se por agentes da Receita Federal, ou pedindo para pagar uma taxa para então receber um prêmio de loteria, bem como casos de amor, entre outros.
Todavia os golpistas agora estão usando códigos QR, um código de barras quadrado, que pode ser escaneado por smartphones. Embora seu objetivo seja facilitar a vida das pessoas ao completar automaticamente os dados de uma transação financeira, pode ser uma ferramenta de golpistas.
Além disso, eles também estão usando caixas eletrônicos, chamados de ATM, que trabalham com criptomoedas como o Bitcoin. Segundo o FBI, os golpistas enviam um QR code para a vítima que, através de ATMs ou pelo próprio celular, acaba comprando criptomoedas e enviando-as automaticamente para a carteira dos golpistas.
A agência americana também aponta que devido a natureza das criptomoedas, estes fundos não podem ser congelados. Ou seja, o próprio usuário precisa tomar os devidos cuidados com o seu dinheiro.
Dicas de proteção
O alerta do FBI também mostra os cuidados que as pessoas precisam ter para não cair neste tipo de golpe e perder as suas economias. Resumidamente, não confie em ninguém.
As dicas são básicas e tão antigas quanto a internet. Como por exemplo, não enviar dinheiro para alguém que você conheceu online, não escanear códigos QR de estranhos e também não atender ligações de números estranhos ou sem identificação.
Além disso, a agência americana também destaca que nenhum órgão estatal ligará para você pedindo dinheiro, especialmente criptomoedas. Bem como não confiar em ninguém que se passe por operador de um caixa eletrônico. O FBI também faz um alerta ao uso de ATMs que não requerem nenhum tipo de verificação de identidade, eles estão trabalhando fora das normas do país.
Por fim, cuide bem de seu dinheiro e de suas chaves privadas. Com o Bitcoin e outras criptomoedas, você é o único responsável pela segurança do seu dinheiro.