Enquanto diferentes países do mundo continuam avançando em seus projetos de moedas digitais, os Estados Unidos também consideram a possibilidade de uma versão digital do dólar. Não apenas isso, mas de acordo com o presidente do FED, o dólar digital tornará o Bitcoin completamente obsoleto.
Mesmo com a confiança na digitalização do dólar, o Federal Reserve Bank não demonstra nenhuma pressa em desenvolver o projeto. Como notado pela Forbes, Jerome Powell, presidente do FED fez um depoimento no Comitê de Serviços Financeiros dos EUA onde deixou claro que o Banco Central ainda está estudando a viabilidade do dólar digital, “mas não será forçado a lançar a moeda ou sucumbirá à pressão de outros países que estão na frente.”
Além das atualizações sobre o atual fase de desenvolvimento e estudo por parte do FED sobre o dólar digital, Powell também falou sobre o impacto que isso poderia trazer para o criptomercado.
Ele acredita que quando um dólar digital for lançado, o Bitcoin e as stablecoins como o Tether se tornarão obsoletas e desnecessárias.
“Um dos argumentos a favor das moedas digitais é que você não precisaria de stablecoins, você não precisaria de criptomoedas se você tivesse um dólar digital.”
Como anda o desenvolvimento do Dólar Digital nos EUA?
Por enquanto o Banco Central continua apenas estudando os riscos e vantagens da emissão da moeda fiduciária em forma digital. Esse período de estudos deverá ser publicado em um relatório no mês de setembro. Curiosamente, esse documento deveria ter sido apresentado em julho, mas o prazo acabou sendo adiado por alguns meses.
O estudo está focando nos benefícios e riscos dessa tecnologia em relação a formas de pagamentos digitais, analisando as criptomoedas, stablecoins e outras CBDCs.
A fase de pesquisa continua a partir da iniciativa formada pelo FED e pelo Massachusetts Institute of Technology, o famoso MIT. Quando falou sobre o que o Banco Central estava analisando, Powell explicou:
“Todo o grupo de riscos e mecanismos de pagamento, o que nós acreditamos que está em um ponto crítico em termos de regulamentações apropriadas. No caso de uma CBDC, estamos propondo questões para o público responder sobre o que ela pode fazer, quais os custos e benefícios que ela traria.”
Os EUA estão definitivamente para trás quando o assunto é o desenvolvimento de uma moeda digital de banco central, com a China sendo a líder disparada dessa corrida.
A promessa de que o dólar digital tornará o Bitcoin obsoleto não convence os investidores da criptomoeda, que com certeza não acreditam que o FED será capaz de não inflacionar o dólar, seja ele digital ou de papel.