O Bitcoin foi tema de um debate no Flow Podcast nos últimos dias, com a participação de Fernando Ulrich. Bastante conhecido por ser um defensor brasileiro das criptomoedas, Ulrich comentou sobre a moeda digital em sua visão.
De fato, o debate foi extenso entre os apresentadores Igor 3K e Monark com Fernando Ulrich. O debate girou entre o Brasil, do mundo, “ancapistão” e economia austríaca, não faltando Bitcoin.
Fernando Ulrich é um dos Youtubers brasileiros que possuem grande audiência sobre o tema Bitcoin. Seu canal Fernando Ulrich, com mais que 140 mil inscritos, se dedica a falar sobre economia, tecnologia e investimentos.
“Cara, e o Bitcoin”, Flow Podcast em debate de tema com Fernando Ulrich
O preço do Bitcoin foi o início do debate. O apresentador Monark lembrou que o Coronavírus poderia ter sido bom para o preço da moeda, uma vez que possui características que a destacam como reserva de valor.
Fernando Ulrich lembrou que o Bitcoin deu uma queda com o surto, porém, voltou a subir. Ulrich afirmou ainda que não trabalha mais com Bitcoin, sendo este apenas um “hobby” atualmente para ele.
Bitcoin para mim, é um dos negócios mais fantásticos que aconteceu nos últimos anos
Fernando Ulrich lembrou que começou a estudar a tecnologia do Bitcoin ainda em 2013, quando leu o whitepaper escrito por Satoshi Nakamoto. Além disso, leu artigos de economistas austríacos sobre o assunto, foi quando “caiu a ficha, e [Ulrich] caiu da cadeira“.
Para o entusiasta, o poder do Bitcoin é revolucionário, e poderá eventualmente devolver um poder para o individuo como poucas coisas deram até hoje.
Existe um futuro possível para o Bitcoin no Brasil?
Em certo ponto do debate, Igor 3K perguntou se Fernando Ulrich acreditava que existe um futuro possível para o Bitcoin no Brasil. Igor perguntou se Ulrich acreditava se um dia iremos comprar pão usando Bitcoin no país. O apresentador afirmou que possuía uma visão de leigo sobre o assunto, acreditando que a moeda virtual serviria apenas para esconder dinheiro do governo.
O economista austríaco lembrou que vários países já possuem legislação sobre as criptomoedas. Dessa forma, Ulrich destacou que o Bitcoin não está a margem da lei, no cenário atual.
Fernando destacou que é bem possível no futuro que a moeda seja utilizada no cotidiano dos brasileiros. Com a facilidade das carteiras atuais, mesmo com o pouco uso da moeda, o futuro é promissor.
Entretanto, Fernando ponderou que é difícil viver apenas com criptomoedas hoje, visto que em algum momento você terá contato com o sistema financeiro tradicional. Ulrich acreditou que é possível viver apenas de criptomoedas, mas é bem complicado atualmente.
Bitcoin não foi feito para viver a margem da lei, se esconder do estado. Essa é uma forma pejorativa de encarar. […] Pelo contrário, é uma forma de dar liberdade ao cidadão, uma escolha
Bitcoin deverá ser a moeda dos desbancarizados
Fernando Ulrich lembrou que o Bitcoin é uma opção para pessoas que não possuem contas bancárias. Isso porque, muitos bancos são difíceis de se abrir uma conta, que podem ser encerradas por qualquer motivo.
Com o Bitcoin, as pessoas passam a ter de volta esse poder, de realizar transações. Ulrich comentou ainda sobre as características de preço do Bitcoin, que muitos comentam que se parece com a bolsa de valores, no sentido de negociações.
Igor 3K lembrou que o Bitcoin é complicado de ser utilizado como moeda, porque em uma eventual compra de um pão, estaria sujeito a volatilidade. Ulrich concordou com a visão, mas lembrou que o Bitcoin tem reduzido a volatilidade nos últimos anos. Além disso, com um possível aumento de negociações em corretoras, o preço deverá se estabilizar.
Bitcoin pode suplantar o Dólar? Em teoria, pode. Vai acontecer? Ainda é muito difícil, possibilidades tem, mas hoje não
Assista à participação de Fernando Ulrich no Flow Podcast na íntegra pelo vídeo abaixo: