A nona edição do Finfluence, estudo semestral da Anbima que monitora influenciadores de finanças e investimentos no ambiente digital, confirma a expansão contínua desse ecossistema e revela transformações importantes no comportamento do público. O relatório referente ao primeiro semestre de 2025 registrou 803 influenciadores ativos, um crescimento de 8,4% em relação ao período anterior, e 1.750 perfis monitorados, o maior volume da série histórica, desde 2020. A audiência também atingiu um novo patamar, chegando a 287,8 milhões de seguidores, aumento de 9,2%, acompanhada de 432.786 publicações sobre finanças, média superior a 72 mil conteúdos por mês. As interações totais superaram 1,18 bilhão, reforçando a relevância da “finfluência” como uma das principais portas de entrada para a educação financeira no país.
Entre os destaques da edição, o avanço do YouTube se consolida como uma mudança estrutural no consumo de conteúdo financeiro. A plataforma registrou crescimento simultâneo em publicações (+8,7%), seguidores (+15,1%) e engajamento (+7,6%) em comparação com a edição anterior: um movimento alinhado ao comportamento do público, que busca aprofundamento e formatos analíticos.
“O YouTube se firmou como a rede social de quem quer buscar de fato informações na hora de investir. É onde estão os conteúdos mais longos, aprofundados e onde a pessoa pausa para ir executando as ações enquanto aprende”, afirma Amanda Brum, CMO da Anbima. A executiva destaca ainda a influência do consumo via smart TVs na expansão da plataforma: “as pessoas estão se sentando no sofá para assistir YouTube como assistiam TV aberta. Esse hábito tem impacto direto na forma como elas consomem conteúdo financeiro”.
A amplitude de interesses do público também aparece na mudança de temas que ganharam relevância no semestre. Aqueles que mais engajaram mostram uma mudança clara de comportamento: o público está buscando conhecer novas alternativas de investimento e entender melhor onde aplicar, o que indica um aumento da maturidade financeira do brasileiro. “Aqueles que pretendem investir estão buscando diversificação, explorando novas opções e se aprofundando antes de dar o próximo passo”, afirma Amanda.
Outro avanço importante desta edição do Finfluence é a inclusão, pela primeira vez, das certificações dos influenciadores que figuram nos rankings do relatório. O trabalho envolveu validação ativa junto a cada criador presente nas listas. “Fizemos uma checagem individual de cada certificação. Isso dá poder ao investidor de saber quem tem capacitação técnica para falar sobre determinados assuntos do mercado financeiro que exigem certificações”, explica Amanda, reforçando o compromisso da entidade com transparência e proteção ao investidor.
Para os próximos meses, a perspectiva da Anbima é positiva. Amanda ressalta que o mercado de influência financeira segue em expansão consistente e deve continuar crescendo, especialmente diante de um ambiente econômico mais favorável e do interesse crescente por conteúdos de qualidade. “O mercado de marketing de influência em investimentos segue em forte expansão. Com a bolsa em alta e os produtos de renda fixa seguindo atrativos, devemos ver resultados positivos no próximo semestre com mais participantes e temas financeiros em evidência nas redes”, afirma. Ela acrescenta que ainda há espaço para novos nomes se consolidarem: “A curva continua crescente. Existem muitos produtores de conteúdo que ainda não atingiram os critérios mínimos do estudo, mas já têm audiência. Há margem para crescer”, analisa.