A Waves Platform anunciou os detalhes da segunda rodada de investimentos do projeto Vostok, que consiste numa plataforma blockchain global e no integrador de sistemas Vostok para sistemas corporativos e governamentais de TI, e já conta com investidores da Europa, Sudeste Asiático e China.
Rodada de investimentos Vostok (VST)
A segunda rodada encerrará em 31 de maio de 2019. O plano é vender 100 milhões de VST a um preço estimado de U$ 1,20 – o que representa 10% da emissão futura. Portanto, até U$ 120 milhões serão captados com uma capitalização estimada de U$ 1,2 bilhão. O grupo de investimentos de Londres, Dolfin, irá estruturar e coordenar o negócio.
O projeto Vostok foi desenvolvido pela equipe da Waves Platform especificamente para grandes empresas e instituições públicas, para capacitá-los a construir a base de uma infraestrutura digital da próxima geração. Foi anunciado em 12 de abril de 2018 e desde então tem sido testado por importantes organizações globais, incluindo o Sberbank. Atualmente, existem negociações para os primeiros projetos apoiados pela Vostok na Europa, Sudeste Asiático e China.
Em dezembro de 2018, a Waves Platform fechou com sucesso a primeira rodada de investimento por U$ 120 milhões, com a avaliação total do projeto Vostok em U$ 600 milhões – uma prova do apetite voraz dos investidores no cenário das fintechs que beneficiou esta plataforma.
Os direitos de 200 milhões de tokens Vostok, ou 20% da emissão futura, foram recebidos por investidores privados e institucionais, que foram selecionados de acordo com seu potencial benefício para o desenvolvimento do projeto.
Sasha Ivanov, fundador e CEO da Waves Platform, disse que “A plataforma privada da Vostok combinará desenvolvimentos tecnológicos e inovações que testamos ao construir a plataforma internacional Waves, com as vantagens de outras tecnologias digitais end-to-end, como Inteligência Artificial, Big data e IoT para indústrias. Em cada um dos nossos mercados estratégicos, estamos lançando uma empresa integradora, com a ajuda de um ecossistema de soluções Vostok, e os investidores da segunda rodada nos fornecerão, entre outras coisas, oportunidades para entrar em novos mercados”.
Danis Nagy, CEO da Dolfin, disse que “O objetivo atual da Vostok é atrair grandes investidores institucionais, incluindo fundos mútuos e fundos de capital de risco. Estamos muito satisfeitos em ter a oportunidade de continuar trabalhando neste projeto e estamos entusiasmados com o crescente interesse da Vostok por empresas e investidores”.
A comunidade Waves no Brasil está no Twitter, Telegram e também no Facebook, sendo uma das maiores do mundo.