Notícias

FMI reconhece progresso de El Salvador com Bitcoin

Share

O FMI, Fórum Econômico Mundial, publicou uma nota nesta terça-feira (6), reconhecendo os avanços de El Salvador em relação ao Bitcoin. Desde setembro de 2021, o país comandado por Nayib Bukele adotou o Bitcoin como moeda de curso legal ao lado do dólar americano.

Na data dessa adoção, o FMI havia criticado o país, afirmando que El Salvador deveria “mudar de rumo” e deixar de usar o Bitcoin. O motivo seria a estabilidade financeira, mas também a proteção do consumidor.

Um dos motivos para a mudança de opinião do FMI pode ser a valorização do Bitcoin. Embora a criptomoeda tenha passado por um forte mercado de baixa em 2022, seu preço se recuperou e já apresenta ganhos de 19,8% frente ao dólar desde então.

Bitcoin passou por forte queda após El Salvador adotá-lo como moeda legal, mas recuperou seu valor em 2024. Fonte: TradingView.

Além disso, a chegada de Wall Street com os ETFs também pode ter ajudado a legitimar o ativo. Afinal, agora algumas das maiores gestoras do mundo estão defendendo a criptomoeda como uma reserva de valor legítima.

FMI muda opinião sobre adoção do Bitcoin por El Salvador

Segundo nota do FMI, o estudo foi liderado por Raphael Espinoza, que se juntou com autoridades salvadorenhas nos últimos meses para analisar a situação econômica de El Salvador.

Como destaque, o breve relatório nota para um crescimento de 3,5% no PIB do país, deixando-o em um “caminho sustentável” sobre sua dívida pública. Indo além, também é citado um “progresso na elaboração de um plano para fortalecer gradualmente as reservas do sistema financeiro” de El Salvador.

Mais importante que isso, o FMI reconhece que suas previsões alarmantes sobre o Bitcoin estavam erradas. Isso porque, após três anos, nenhuma delas aconteceu. Mesmo assim, eles continuarão acompanhando esse desenvolvimento de perto, o que pode ser útil quando outros países adotarem a criptomoeda.

“Quanto ao Bitcoin, embora muitos dos riscos ainda não tenham se materializado, há um reconhecimento conjunto de que são necessários mais esforços para aumentar a transparência e mitigar os potenciais riscos fiscais e de estabilidade financeira do projeto Bitcoin. Discussões adicionais nessas e em outras áreas-chave continuam sendo necessárias.”

Nas redes sociais, o presidente salvadorenho Nayib Bukele compartilhou o link para o artigo. Seu comentário foi apenas um emoji de olhos, parecendo orgulhoso da mudança de postura do FMI e do progresso financeiro do país sobre seu comando.

Nayib Bukele, presidente de El Salvador, comenta estudo do FMI. Fonte: Twitter.

El Salvador continua comprando Bitcoin

Além de ter comprado milhares de Bitcoin de uma só vez, El Salvador adotou uma estratégia de DCA (sigla para Dollar Cost Averaging). Ou seja, o governo está comprando 1 Bitcoin por dia, independente do preço.

Segundo informações do próprio site criado pelo governo salvadorenho, suas carteiras já detém 5.834 bitcoins, avaliados em R$ 1,8 bilhão na cotação atual.

El Salvador está comprando 1 bitcoin por dia, servindo como um ouro digital em suas reservas internacionais. Fonte: Governo de El Salvador.

Por fim, El Salvador está fazendo um bom progresso, principalmente por ser o primeiro país a adotar o Bitcoin e não ter um guia para isso. No entanto, vale notar que alguns projetos ainda não saíram do papel, como é o caso da Bitcoin City.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, TwitterInstagram.
Comentários
Autor:
Henrique HK