A recente queda da FTX ainda está sendo um dos grandes assuntos do setor de criptomoedas, movimentando diferentes narrativas em um efeito dominó que vem afetando muitas empresas.
Changpeng “CZ” Zhao, o CEO da Binance, é um dos que estão diretamente ligados ao caso. Por sinalizar uma possível compra (agora cancelada) da FTX, ele vem sendo considerado um dos culpados pela crise da corretora falida.
CZ voltou a falar sobre o caso, dessa vez de forma bem direta, tanto para esclarecer alguns pontos, quanto para deixar claro que a Binance não teve nenhum envolvimento com o colapso da FTX.
Além disso, CZ afirmou que Sam Bankman-Fried (SBF), o CEO da FTX, tentou ser o “herói das criptomoedas”, mas no fim não passa de “um dos maiores golpistas da história.”
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
As opiniões de Changpeng Zhao foram compartilhadas em um tópico do Twitter intitulado como “uma lista de narrativas erradas que vi recentemente”. Nela, o CEO da maior corretora do mundo fala de várias narrativas que viu sobre o caso da FTX e explica os erros de cada uma delas.
A list of wrong narratives I have seen recently.
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) December 6, 2022
Bankman-Fried queria ser um herói, mas é um grande golpista, diz CZ
CZ disse que a ideia de Sam Bankman-Fried sempre foi de vender a ideia de que ele era um grande herói – “Um cara que surgiu para ser um herói.”
SBF sempre apostou nessa imagem, até mesmo com o seu “altruísmo efetivo”, a sua filosofia de capitalista altruísta e preocupado com a sociedade.
Para fazer isso, o CEO da Binance aponta que o fundador da FTX sempre criou vilões para contrastar com a sua visão de um herói.
“SBF perpetuou uma narrativa pintando eu e muitos outros como os ‘caras maus’. Isso era crítico para ele manter a fantasia de que ele era um ‘herói’. SBF é apenas um dos maiores golpistas da história. Ele é um mestre em manipulação quando o assunto é a mídia e a opinião de líderes.”
O tópico de CZ termina com o CEO da Binance desmentindo que a sua exchange está “competindo” com a FTX e que ele se considerada um salvador do mercado, já que em sua visão, o mercado não precisa ser salvo.
Outros nomes importantes também criticam fundador da FTX
Jesse Powell, o CEO da Kraken, também criticou SBF na semana passada após a presença dele em um podcast do Twitter. Powell falou que SBF não sabia do que estava falando em relação a negociação de margem. Esse tipo de crítica começou a ficar popular recentemente, com as pessoas percebendo cada vez mais que Sam Bankman-Freid (e Caroline Ellison) parecem bem estúpidos quando falam sobre o criptomercado.
SBF is completely full of shit about how margin trading works. He's saying that the whole exchange operated on a net account equity model and anybody could borrow anything (in any amount?) from client funds or from nowhere. That's not how it should work.https://t.co/3k7PkbAHVM
— Jesse Powell (@jespow) December 1, 2022
Já o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, falou recentemente que acha incabível a ideia de que o fundador da FTX ainda não esteja preso e aguardando julgamento.