O homem por trás do que o governo americano diz ser um dos maiores golpes com criptomoedas dos Estados Unidos foi condenado a 15 anos de prisão. O sueco Roger Nils-Jonas Karlsson enganou milhares de pessoas e roubou dezenas de milhões de dólares em um período que durou quase uma década.
O golpista incentivava suas vítimas a usar criptomoedas e investir em um site fraudulento. Ele foi condenado por enganar as pessoas em um esquema de criptomoedas que roubou cerca de US $ 16 milhões, de acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
O homem se declarou culpado por fraude de valores mobiliários, fraude eletrônica e acusações de lavagem de dinheiro.
Ele comprou casas de luxo, um cavalo de corrida e um resort na Tailândia com dinheiro dos investidores que acreditavam no esquema criado por ele.
De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, o sueco administrou seu esquema Ponzi com criptomoedas de 2011 até 2019, quando foi preso na Tailândia.
Ele tinha como alvo pessoas financeiramente inseguras, como idosos, persuadindo-os a usar criptomoedas para comprar ações em sua plataforma fraudulenta, a Eastern Metal Securities..
“Com base em informações de documentos judiciais, ele prometeu às vítimas enormes pagamentos vinculados ao preço do ouro, mas o dinheiro que elas entregaram não foi investido. Em vez disso, foi transferido para as contas bancárias pessoais de Karlsson e usado para comprar casas caras e até mesmo resorts na Tailândia.”
Ponzi de uma década
Para manter seu esquema funcionando por quase 10 anos, ele reformulava o site constantemente e mostrava extratos falsos de contas às vítimas em um esforço para convencê-las de que os fundos estavam seguros e rendendo. O homem ainda dizia às vítimas que elas poderiam ganhar não menos que 97% de rendimento do capital investido.
Ele então dava várias desculpas por atrasos nos pagamentos e até alegou que trabalhava com a Comissão de Valores Mobiliários. Durante a sentença, o juiz ordenou que seus bens fossem confiscados.
Ele também foi condenado a pagar suas vítimas no valor de $US 16.263.820.
“As falsas promessas de Karlsson de um investimento lucrativo com risco mínimo roubaram dezenas de milhões de dólares de suas vítimas inocentes”, diz o comunicado do DOJ. “A condenação de Karlsson hoje irá trazer justiça para as mais de 3.500 vítimas que ele enganou e as colocará no caminho da reparação financeira. Ficamos felizes em fornecer nossa experiência em rastrear criptomoedas nesta investigação, diminuindo a crença de anonimato associada a essas transações.”
Todos os mais de US $ 16 milhões roubados podem ser pagos novamente às vítimas em meio a uma ordem de restituição que está sendo emitida pelo processo do tribunal. As vítimas dele foram encorajadas a enviar informações o mais rápido possível.