Segundo a agência governamental que protege americanos de fraudes, a FTC, um novo tipo de golpe está circulando pela internet. O e-mail, recebido pelas vitimas em potencial, finge ser da Receita Federal e tem o intuito de roubar tanto dinheiro quanto informações pessoais.
Embora este seja um golpe antigo, a informação é sempre o melhor caminho para evitar dores de cabeça. Como reportado pelo Livecoins nesta semana, a polícia do Reino Unido prendeu um jovem de 17 anos e R$15 milhões em Bitcoin, seu golpe usava uma tática parecida com esta.
O órgão estatal americano também lembra os cuidados que são necessários para não cair neste golpe, bem como a importância de reportar tais atividades para que mais pessoas estejam cientes.
Golpe clássico
Segundo informações da FTC, os criminosos enviam e-mails para várias vítimas em potencial fingindo ser da Receita Federal para então roubar não apenas dinheiro das vítimas como também informações pessoais.
O texto do e-mail contém uma narrativa que oferece uma nova parcela do auxílio pandemia, basta que você clique em um dos links, todavia o intuito deste site, que obviamente não é do governo, é roubar as pessoas.
A partir dali o golpe pode roubar suas criptomoedas e outros tipos de dinheiro através de outros meios de transferência como cartão de crédito, bem como informações pessoais que podem ser usadas para outros golpes no futuro.
Este é um golpe bem antigo e utiliza vários tipos de narrativas, a maioria delas oferecendo dinheiro, para convencer que a vítima morda a isca e forneça seus dados pessoais, bancários e relacionados a criptomoedas.
As recomendações do governo
Nesta mesma nota, o órgão do governo americano aponta três cuidados simples para não cair neste golpe que está se espalhando rapidamente.
Ela lembra que o governo nunca irá lhe telefonar, enviar mensagem de texto ou e-mail, ou entrar em contato através de redes sociais para oferecer dinheiro a você. Recomendando que se use apenas os sites oficiais do governo para obter informações sobre qualquer tema relacionado a Receita Federal, como declaração, reinstituição ou auxílio.
A segunda recomendação é não prosseguir com a comunicação caso você seja abordado por alguém que diga trabalhar para o governo, especialmente caso esta pessoa peça informações pessoais e financeiras ou pagamentos em dinheiro, criptomoedas e outros tipos.
Por fim, é altamente recomendado que você informe a tentativa de golpe para o governo, assim eles poderão investigar o caso, alertar outras pessoas e prender os criminosos.