Novo Selo Procel utiliza uma plataforma blockchain (Foto/Divulgação)
O Ministério de Minas e Energia (MME) do Governo Lula anunciou a nova plataforma blockchain vinculada ao Selo Procel. Com o lançamento, a iniciativa ganhou duas datas de treinamentos para fabricantes, certificadores e usuários.
Os cursos serão realizados em dois blocos: Selo Procel para Edificações, no dia 26 de agosto, e Selo Procel para Equipamentos, no dia 28 de agosto. Cada bloco contará com duas turmas e as inscrições começaram na segunda-feira (18).
Segundo a coordenadora-geral de Eficiência Energética do MME, Samira Sana, a iniciativa marca uma das inovações mais relevantes do Procel nos últimos anos. “O Procel é um dos programas mais antigos e maduros na temática da eficiência energética no Brasil. Ele tem contribuído, nos últimos 40 anos, com a implementação de medidas, além da formação de hábitos e da cultura de eficiência energética em nosso país que, em grande parte, é por conta de uma ferramenta: o Selo Procel“, destacou.
Sana complementou que a nova funcionalidade é a mais inovadora do Procel nos últimos anos.
A Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), vinculada ao MME pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), promoveu o evento de lançamento da novidade.
No lançamento, o gerente do Procel, Jorge Soares, apresentou o workshop no dia 14 de agosto, com as principais funcionalidades da nova plataforma.
“Este workshop tem como objetivo apresentar ao público a nova plataforma Selo Procel, uma solução tecnológica inovadora baseada em blockchain que moderniza, digitaliza e fortalece o processo de concessão do Selo Procel, um dos instrumentos mais relevantes de política pública de eficiência energética no país“, disse Soares.
A nova solução blockchain contou com apoio da empresa GoLedger, que montou a nova tecnologia para a iniciativa.
O Selo Procel, vale lembrar, tem como objetivo mostrar qual o consumo elétrico dos equipamentos, para que consumidores escolham equipamentos com uma melhor eficiência energética e desempenho.
Criado em 1983, o Selo Procel já recebeu desde 1986 investimentos na casa de R$ 4 bilhões.
De acordo com nota do MME, a ferramenta traz avanços significativos em governança, transparência e rastreabilidade, incorporando a tecnologia blockchain (espécie de registro digital) permissionada para garantir integridade e descentralização das informações do Selo Procel.
Entre os benefícios estão a solicitação online simplificada do Selo Procel, com resposta em minutos quando a documentação estiver correta, além da emissão de selos com QR Code antifraude e validação instantânea.
O sistema moderniza e fortalece o processo de concessão do Selo Procel, um dos instrumentos mais relevantes da política pública de eficiência energética, referência de eficiência energética para consumidores e diferencial de mercado para os fabricantes, assegurando total controle das regras de negócio e ampliando a capacidade de auditoria e fiscalização.
Comentários