O economista Luis Membreño de El Salvador criticou o projeto de Lei do Bitcoin, implementado em seu país no dia 7 de setembro. Segundo ele, o governo está apenas gastando dinheiro e esforço, e poucas pessoas estão usando a criptomoeda no dia a dia.
Membreño também aproveitou o momento para fazer críticas a volatilidade da criptomoeda. Impedindo seu uso pela população e também mostrando-se insatisfeito com seu uso como reserva de valor pelo próprio governo que já possui 1.120 BTC em caixa.
Além disso, ele afirma que o governo está usando estratégias de marketing e divulgando informações apenas quando o preço do Bitcoin sobe.
Poucas pessoas estão utilizando o Bitcoin
O economista Luis Membreño afirmou ao jornal El Salvador que realizou uma pesquisa em vários comércios e que todos eles afirmam que usam Bitcoin poucas vezes, uma por semana, no máximo uma a cada três dias. Segundo ele, as pessoas ainda preferem utilizar o dólar para realizar pagamentos.
“Se as pessoas se sentem confortáveis com o dólar, por que deveriam substituí-lo por algo tão volátil?”
Por conta disso, Membreño também comenta que o governo está apenas gastando dinheiro e esforço. Afinal o Bitcoin não está movimentando a economia do país e as pessoas só aceitam bitcoin porque são obrigadas.
O sucesso ou falha do Bitcoin em El Salvador está muito ligado as escolhas que o governo toma. Por conta disso, é importante notar que caso o governo falhe em algum ponto, como falta de educar seu povo, as pessoas farão com que o Bitcoin torne-se o vilão da história.
“É muito discutível se realmente houve ganhos ou não, porque quando compraram o primeiro Bitcoin, o preço caiu, agora no final de outubro ele saltou e dizem que hoje ganhamos, não é o caso, porque quando você compra, você usa, você não guarda, aí o que aconteceu: usaram e perderam e agora chegam a falar que ganharam, não é assim”, disse o economista.
Muito volátil
O economista salvadorenho também crítica o uso do Bitcoin como reserva de valor pelo governo. No total, o país já possui mais de 1.120 BTC em caixa e a sua volatilidade é preocupante.
Membreño também comenta que o governo apenas vai a público gabar-se de seus lucros quando o preço do Bitcoin está subindo. Quando seu preço cai abaixo do preço médio de compra, eles não falam nada.
Apesar das críticas do economista, é importante lembrar que El Salvador não tem muitas opções. Eles não possuem nenhuma influência sobre a moeda que usam, o dólar, bem como a criação de sua própria criptomoeda não atrairia investidores e também não teria uma infraestrutura global pronta para uso.