Hackers conseguiram acesso a conta da ministra de energia da Bélgica, Tinne Van der Straeten, e passaram a promover um golpe com criptomoedas. O ataque hacker aconteceu horas após a conta do ministro da educação do país também ter sido “roubada” por outro hacker.
Os cibercriminosos que ainda não foram identificados, mudaram o nome da conta da ministra para “Ethereum Foundation” e utilizaram a conta para responder comentários em perfis de outros importantes nomes do mercado de criptomoedas, tais como: Cameron Winklevoss, da Gemini e Chamath Palihapitiya, da Venture Capitalist.
De acordo com especialistas em segurança, os hackers pretendiam atrair outros usuários do Twitter para fazê-los visitar um site onde poderiam cair em um golpe.
Segundo informações divulgadas em sites de notícias do país, o governo iniciou o processo de recuperação da conta e a polícia iniciou uma investigação para tentar descobrir os responsáveis pelo ataque.
O porta-voz da ministra revelou que as autoridades estão investigando as falhas que permitiram que os hackers pudessem “roubar” a conta. Até o momento, os detalhes do hack não foram revelados.
Após o incidente, os funcionários do gabinete da ministra entraram em contato com a equipe do Twitter e também com o próprio Jack Dorsey, CEO da rede social. De acordo com os funcionários do gabinete, as senhas da conta já foram alteradas.
Os hackers mudaram a imagem da conta na tentativa de parecer uma conta legítima.
Após a ministra ter recuperado a conta, nenhum tweet foi publicado.
Perfis invadidos no Twitter
No ano passado, um adolescente da Flórida invadiu a conta do presidente Joe Biden, ele também invadiu contas de outras pessoas famosas, como Kim Kardashian e Bill Gates.
O adolescente utilizou as contas dos famosos para divulgar um golpe envolvendo a doação de Bitcoin.