Henrique Meirelles, atual Conselheiro da Binance Brasil em sua volta a iniciativa privada, emitiu um posicionamento público sobre em qual presidente votará, indicando que será o candidato Lula do Partido dos Trabalhadores (PT).
Quando chegou a Binance, Meirelles disse em uma entrevista pública que chegou com a missão de ajudar a corretora em sua regulamentação no Brasil.
O ex-presidente do Banco Central do Brasil, na gestão do próprio Lula, indicou ainda que gostaria de ajudar a criar regras para os investidores, protegendo todos do mercado de criptomoedas.
Muitos clientes da corretora se revoltaram com a chegada de Meirelles, ainda que este tenha uma ampla experiência em regulações e finanças, assim como economia.
Conselheiro da Binance, Henrique Meirelles apoia Lula publicamente
Henrique Meirelles é um dos ex-candidatos a presidência da República em eleições anteriores a mostra que apoia em 2022 o candidato Lula.
Conselheiro da Binance, o ex-presidente do Bacen fez o anúncio de forma pública em suas redes sociais, momento em que refletiu sobre sua participação no governo entre 2003 2 2010.
Trabalhei no governo de @Lulaoficial durante oito anos, de 2003 até 2010, convidado para comandar o Banco Central. Neste período, mais de dez milhões de empregos foram criados no Brasil. Isso é um fato inquestionável.
— Henrique Meirelles (@meirelles) September 19, 2022
Além de comentar sobre o número de empregos criados na gestão petista, Meirelles lembrou que foi por seu trabalho que a meta da inflação foi cumprida por vários anos, se mantendo com média de 4,5% ao ano.
Segundo ele, foi durante este período também que o FMI recebeu a última parcela da dívida que o Brasil tinha. Henrique citou ainda que as reservas internacionais do país foram construídas com sua ajuda, o que permitiu mais solidez na economia.
“No período em que a meta de inflação foi de 4,5%, de 2005 até 2010, a inflação média foi de 4,5%. Isso é impressionante, e a longo prazo a inflação na meta é a que gera mais emprego.”
Como Conselheiro da Binance, Henrique Meirelles participa de um grupo de discussões internacional sobre regulação em criptomoedas, dando apoio para a empresa para se adequar. Vale lembrar que, na América Latina, o Brasil é o principal mercado dessa plataforma.
Corretora pode ser impactada pelo apoio?
Caso o apoio de Meirelles seja positivo e Lula saia como vencedor, é possível que a Binance consiga ter articulação direta com o novo Governo Federal do Brasil.
Contudo, caso Lula não seja o eleito, a Binance pode enfrentar problemas em seu desembarque no país.
De qualquer forma, informações do O Globo indicam que a Binance já prepara dois escritórios no Brasil, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro, se aproximando da comunidade local.
As sedes são de fato uma novidade para a corretora global, que até então vinha trabalhando apenas em regime remoto.