Um homem utilizou uma simples camisa com a imagem de criptomoedas em uma reunião presencial e acabou sendo sequestrado após sair do encontro. O episódio ocorrido no início de 2023 acabou ganhando muita repercussão na China, país com milhões de investidores em ativos digitais.
A vítima, segundo relatos de uma empresa de segurança e rastreio em blockchain, esteve presente em um encontro de investidores de criptomoedas. Ou seja, o uso da roupa com símbolos representando ativos digitais não se mostrava perigoso. Mesmo assim, colocou um alvo na vítima.
O episódio revelado no dia 1 de janeiro, às 9 da manhã, ganhou a internet e segue investigado por empresas especializadas do setor.
Homem usa camisa de criptomoedas em evento de investidores e acaba sequestrado na saída do evento
Na última sexta-feira (6), a Bitrace publicou o caso em sua conta na rede social chinesa Wechat, revelando mais informações sobre o curioso problema vivido pelo investidor.
De acordo com a empresa, tudo ocorreu bem durante o encontro, que terminou com um almoço entre os presentes. Mas na saída, a vítima foi abordada pelos criminosos. Em ação rápida, os sequestradores colocaram o investidor em um carro e evadiram do local.
Durante o período do sequestro, ameaçaram a vítima e pediram que todo seu saldo em criptomoedas fosse transferido para uma carteira de terceiros.
O homem em sua carteira o equivalente a 4,1 milhões em USDT, stablecoin de Dólar. Ou seja, perdeu o equivalente a R$ 21 milhões na ação dos sequestradores.
Após o crime, a vítima acionou autoridades e busca meios legais de contornar o prejuízo. Contudo, até o momento não conseguiu reaver valores.
A valiosa aula de segurança deixada pelo criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto
Quando criou o Bitcoin, Satoshi Nakamoto tomou os devidos cuidados para não se identificar no processo, utilizando técnicas para ocultar suas origens.
Inclusive, o nome escolhido, que remete a uma pessoa possivelmente japonesa, contradiz o fato que ele só falava inglês. Ao criar a moeda e colocar uma referência de um jornal no bloco gênesis, a escolha se deu de uma publicação britânica.
O mistério do sumiço de Satoshi Nakamoto em 2011 é mais um dilema da internet. Alguns acreditam ser positivo que ele tenha desaparecido sem deixar rastros, enquanto outros tentam encontrar quem é o verdadeiro criador do bitcoin.
A aula de “não se expor” e tomar cuidados extras segue importante. Isso porque, um investidor de bitcoin, ou criptomoedas, ao se tornar identificado, é uma vítima em potencial para criminosos, mesmo que não possua milhões em suas carteiras.