O julgamento que envolve Craig Wright (CW), o cientista da computação australiano que afirma ser Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, e a Crypto Open Patent Alliance (COPA), chegou ao seu oitavo dia com afirmações bizarras por parte de três testemunhas do suposto satoshi.
De acordo com o perfil Norbert no Twitter/X, que está presente no tribunal e transcrevendo o julgamento, Wright levou testemunhas para defender sua afirmação que é Nakamoto.
Uma delas, a própria irmã de Wright, Danielle DeMorgan, fez um relato no mínimo criativo. Segundo ela, a prova de que seu irmão é, de fato, Satoshi Nakamoto, vem de seus comportamentos de quando era mais jovem, como a prática de karatê e o hábito de se vestir como ninja.
A afirmação, que mais parece uma piada, basicamente insinua que Wright é o criador do Bitcoin apenas porque se vestiu de ninja uma vez quando era criança.
Danielle afirmou ao juiz que quando ouviu o nome Satoshi Nakamoto pela primeira vez, ela sabia que era seu irmão porque uma vez viu ele em uma sala cheia de computadores por volta de 2008 e ele disse que estava trabalhando em algo importante, então ela “ligou os pontos”.
Lego teria inspirado Craig Wright a ‘criar’ o Bitcoin
Craig Wright nunca conseguiu provar ser Satoshi Nakamoto, apesar de ser uma tarefa simples caso ele realmente fosse, e vem passando vergonha nos tribunais. A COPA, representando nomes como Coinbase, Kraken e MicroStrategy, busca desmascarar o australiano apresentando provas que ele falsificou vários documentos.
Enquanto isso, Wright defende sua posição como criador do Bitcoin e um visionário cuja vida antes da fama cripto é agora escrutinada.
Para defender sua afirmação de ser um visionário, CW levou outra testemunha que afirmou que ele teria apresentado o conceito da blockchain, tecnologia por trás do bitcoin, através de peças de ‘Lego’ anos atrás.
De acordo com a testemunha, Wright chamou o Lego de “quebra-cabeça recursivo da cadeia chinesa”.
“Ele mostrou um uma torre de Lego e sugeriu que valia muito dinheiro[…] Ele disse que era uma torre encadeada e era chamada de ‘blockchain Lego’. Foi muito estranho…”
Segundo ele, a conversa seria uma prova das tentativas de Wright de explorar conceitos da blockchain antes que o mundo conhecesse a tecnologia.
C: [shows puzzle]
P: [missed]
C: The conversation ended when Wright left the room. Trying to build this puzzle out of Lego would be hopeless?
P: Very difficult with basic Lego bricks. That image was clearly in my mind.
C: Trying to make that out of Lego, even specialized bricks,…— Norbert ⚡️ (@bitnorbert) February 15, 2024
A conclusão do julgamento entre Craig Wright e a COPA está sendo acompanhada por toda comunidade de criptomoedas com grande expectativa, já que CW é uma das pessoas mais odiadas do setor.
O verdadeiro Satoshi Nakamoto, vale lembrar, nunca quis fama ou aparecer, e Craig Wright é visto como uma pessoa que conspira por atenção e poder.
Ao longo dos anos, o australiano teve a audácia de processar várias pessoas na comunidade de criptomoedas que expressaram ceticismo sobre suas reivindicações de ser Nakamoto.
Os processos foram amplamente vistos como tentativas de silenciar o debate e a crítica, o que é contrário aos valores de transparência e liberdade de expressão que muitos na comunidade valorizam.
Além dos processos, Wright é conhecido por seu comportamento confrontativo e por fazer ameaças contra aqueles que o desafiam. Este tipo de comportamento aumentou a animosidade contra ele, especialmente em uma comunidade que preza pela colaboração e pelo diálogo aberto.
Por fim, e a não menos importante, Wright criou uma criptomoeda falsa chamada Bitcoin SV e disse que seria o verdadeiro bitcoin, uma mentira deslavada que enganou e causou prejuízo em vários investidores.
Ele também afirmou recentemente que o Bitcoin é um esquema Ponzi, uma alegação que não faz sentido, já que ele quer tanto provar que criou o tal “esquema”. Ao que parece, portanto, o cientista da computação tem o vício de mentir e querer atenção.