A corretora de criptomoedas Hotbit saiu do ar na manhã desta sexta-feira (30) e os usuários não conseguem sacar seus fundos e nem mesmo logar na plataforma.
Inicialmente os usuários não sabiam o que estava acontecendo, já que a corretora havia dito que estava fazendo uma manutenção programada.
Isso irritou diversos usuários que chegaram a dizer que estavam cansados das manutenções e que iriam sacar todos os fundos assim que a suposta manutenção fosse concluída.
Entretanto, a corretora chegou com um balde de água fria e publicou um comunicado informando que sofreu um “sério ataque hacker”.
A empresa que tem sede Xangai afirmou também que o suposto hacker tentou acessar as carteiras, “mas a tentativa foi detectada e impedida.”
“A Hotbit sofreu um sério ataque cibernético em 29 de abril, que resultou na interrupção de alguns serviços essenciais. Os invasores também tentaram invadir as carteiras, mas essa tentativa foi detectada e interrompida por nosso sistema de controle de risco. A nossa equipe encerrou imediatamente todos os serviços para investigação e restauração, e o período geral de recuperação deve ser de pelo menos 7 dias.”
7 dias
A Hotbit estipulou um prazo de 7 dias para que os usuários consigam voltar acessar a plataforma, o que é bastante preocupante, já que a corretora é conhecida por negociar criptomoedas com origem duvidosa.
Isso é, tokens que são vistos na maioria das vezes como golpes, alguns exemplos são SHIBA INU, Akita INU e Vira-lata Finance.
Além disso a corretora é conhecida por ter um volume de negociação falso, o que tem deixado os usuários preocupados se o ataque hacker realmente aconteceu ou se a Hotbit vai entrar para a lista de corretoras que desaparecem com dinheiro dos usuários e colocam a culpa em um hacker qualquer.
A empresa disse no comunicado que vai reinstalar completamente todos os servidores para garantir a segurança após o ataque.
Hacker roubou banco de dados
Ela acrescentou que o hacker não conseguiu roubar nenhuma criptomoeda dos clientes, mas excluiu o banco de dados dos usuários.
A empresa afirmou ainda que o tal do backup do banco de dados é feito com frequência, mas será “reconfigurado” para garantir que todos os dados dos usuários estejam corretos.
Além disso, o hacker supostamente copiou o banco de dados, portanto, todos os dados dos usuários, como telefone, e-mail e saldos de ativos foram comprometidos.
Os usuários da Hotbit que usam a mesma senha em outras plataformas devem alterar o mais breve possível.
De acordo com as explicações da empresa, os passos que os usuários devem seguir são os seguintes:
- Se sua conta ou senha em outro site ou aplicativo for a mesma da Hotbit, altere sua senha.
- Se você receber um e-mail ou mensagem privada em nome da Hotbit, entre em contato com os canais oficiais da Hotbit no Twitter, Facebook e Telegram antes de responder.