A Huobi, uma corretora de criptomoedas com base em Singapura que se encontra entre as maiores do mundo por volume de negociação, lançou recentemente uma plataforma de negociação de EOS descentralizada, ainda em versão beta.
De acordo com um anúncio publicado pela empresa a corretora, chamada Huobi EOS, baseia-se na tecnologia da criptomoeda e terá inicialmente três pares: EOS/BTC, EOS/ETH, e EOS/USDT. Mais pares serão introduzidos no future após serem revistos, e de acordo com as respostas dos usuários.
A Huobi Pool, uma pool de mineração de criptomoedas que faz parte do grupo, anunciou recentemente que ia também incluir a criptomoeda para ajudar a “facilitar transações de valor e apoiar negociação baseada em blockchain de alto volume.”
A empresa avisou também os seus usuários que terão de autorizar a Huobi EOS e ativar as suas contas antes de poderem fazer levantamentos da nova plataforma, que está ainda em versão beta.
— Huobi-EOS (@EosHuobi) January 11, 2019
O projeto tinha sido anunciado a 28 de Dezembro do ano passado, e viu a criptomoeda ser escolhida porque, de acordo com o CEO da Huobi Livio Weng “traders sofisticados estão cada vez mais à procura de um leque maior de ferramentas.”
O EOS, criado pela empresa Block.one após uma oferta inicial de moedas (ICO) que durou um ano e angariou US$4 bilhões, é uma criptomoeda controversa. Conforme noticiado pelo Livecoins, o portal chinês Weixin afirmou que as aplicações descentralizadas (dApps) na sua blockchain têm perdido fundos para hackers, e que apenas cerca de 30% dos usuários da rede se encontram ativos.
Além disto a Whiteblock, uma empresa de testes de blockchain com sede em Los Angeles, afirmou que o EOS “não é uma plataforma blockchain, e sim um sistema de gerenciamento de banco de dados homogêneo distribuído” após ter estudado a criptomoeda e o algoritmo de consenso por detrás da sua blockchain.
Apesar disto a criptomoeda continua a ser uma das maiores criptomoedas no mercado. Atualmente, cada token vale cerca de RS $9, o que significa que a capitalização de mercado da sua blockchain é de R$8 bilhões, de acordo com dados do conversor da Livecoins.