A Nvidia parece ter acertado em cheio ao criar placas de vídeo especificas para mineração de criptomoedas e encontrou um comprador de peso. A fabricante de GPUs recebeu um pedido no valor de US $ 30 milhões (cerca de R$ 171 milhões) para uma quantidade não confirmada de placas CMP.
De acordo com um comunicado à imprensa, quem fez o pedido foi a Hut 8 Mining, uma grande empresa de mineração de criptomoedas que atualmente foca na mineração de Bitcoin, mas quer começar a minerar outras criptomoedas.
A Hut 8 Mining é uma das maiores e mais antigas empresas de mineração de Bitcoin e a compra visa expandir muito sua capacidade de mineração. A Nvidia deve começar a entregar as placas CMP já em maio de 2021.
Minerar criptomoedas alternativas
De acordo com a empresa, as placas aumentarão sua capacidade de mineração em 1.600 Gigahash. Em termos de GPUs, 1600 GH/s é equivalente a aproximadamente 13.333 placas RTX 3090, que têm uma taxa de hash de 120 MH/s cada.
A empresa disse que eles usarão as placas CMP para se aventurar em minerar alguma nova criptomoeda. O CEO da Hut 8, Jaime Leverton, se mostrou animado em comprar as placas gráficas.
“A adoção e o desenvolvimento de aplicativos que interagem com várias redes de blockchain nunca foram tão fortes, abrindo muitas possibilidades em uma variedade de setores. Estamos extremamente entusiasmados por ter essas CMPs de alto desempenho. Acreditamos que a mineração com CMPs abrirá novas oportunidades para a Hut 8 e nos permitirá continuar a executar nossos planos de longo e curto prazo para maiores e diversificados fluxos de receita.”
A quantidade exata de GPUs que a Hut 8 comprou ainda é desconhecida, mas ela tem apenas quatro modelos para escolher: CMP 30HX, 40HX, 50HX e 90HX.
Esses números correspondem aproximadamente às taxas de hash de cada placa.
Seja qual for o modelo, US $ 30 milhões é suficiente para comprar muitas placas e, apesar de a Nvidia não ter revelado o preço de cada GPU, cálculos feitos pela comunidade sugerem que são necessárias cerca de 18.600 GPUs do modelo 90HX para atingir os 1.600 GH/s.
Isso resulta em uma média de US $ 1.600 por placa, o que parece caro, mas quais são as outras opções de placas atualmente?
Lembre-se que as placas de vídeo – usadas também por gamers – estão em falta no mercado e a Nvidia criou os novos modelos otimizados especificamente para mineração de criptomoedas. Algo que outras empresas, como a AMD, não fizeram ainda.
Em outras palavras, as placas CMP da Nvidia são as melhores opções neste momento.
As primeiras fotos dessas placas de vídeo apareceram em meados de março. Elas não têm nem mesmo saídas de vídeo.
Em placas especificas para jogos, a Nvidia limitou o desempenho para a atividade de mineração para evitar que as empresas de mineração comprassem esses dispositivos e causassem sua escassez no mercado.