A gigante do Vale do Silício IBM lançou o projeto Blockchain World Wire, com o propósito de facilitar as transações a nível mundial para pessoas e empresas.
De acordo com fontes, o anúncio da IBM foi feito de maneira discreta, mas é um projeto que veio para concorrer com o sistema de pagamentos xRapid da Ripple.
O IBM World Wire irá conectar as diferentes pessoas de todos os cantos do mundo e processar pagamentos através da Blockchain da Stellar.
De acordo com o site oficial do projeto, o IBM World Wire “irá redefinir o acesso a dinheiro por pessoas em empresas em qualquer lugar”.
As vantagens da blockchain na utilização de processamento de pagamentos é que eles são verificáveis e seguros através da criptografia.
Dentre algumas das vantagens citadas pela empresa que justificam a sua operação em relação a outros meios tradicionais, coloca-se as seguintes:
- Tempo de Processamento Reduzido
- Eficiência
- Não há limites de volume, tipo e destino
- Taxas pequenas
Com relação a falta de publicidade da ferramenta ao mercado, a justificativa é de que o produto ainda não tenha sido lançado de forma oficial, mas com o site oficial já lançado isso pode ser questão de tempo.
A comunidade da Stellar Lumens (XLM) pode comemorar ao ver esta criptomoeda ser utilizada como ponte por uma das empresas mais antigas do mercado da tecnologia, com fundação em 1888.
Para a comunidade da Ripple, isso acende um alerta, uma vez que a solução da IBM chega para concorrer diretamente com uma solução apresentada antes pela XRP, mas com a diferença de uma grande empresa da tecnologia por trás da novidade.
A IBM lançou um material onde explica mais sobre a sua ferramenta, e nele demonstra que não deseja ser uma concorrente de Bancos Centrais, mas um complemento.
A empresa possui também a solução Hyperledger para criação de Blockchains Privadas, da qual já possui vários projetos construídos na mesma ao redor do mundo.