Um famoso influenciador do Instagram, com milhões de seguidores, está sendo acusado de ter aplicado um golpe milionário em seus seguidores, roubando mais de US $ 2,5 milhões em Bitcoin (cerca de R$ 14 milhões).
De acordo com o site NBC New York, o influenciador Jay Mazini, cujo o nome real é Jebara Igbara, é um influenciador de 25 anos que ficou muito famoso nas redes sociais ao viralizar doando dinheiro para moradores de rua na área de Nova York e Nova Jersey.
Segundo acusações apresentadas em documentos da corte de Nova York, Jay Mazini usou a sua influência para aplicar um esquema de Bitcoin onde ele simplesmente roubava a moeda virtual de seus seguidores.
As acusações afirmam que Mazini dizia estar comprando Bitcoin de seus seguidores por preços bem acima do atual valor de mercado. O fato de valor estar “Inflado”, os seguidores se sentiam tentados a vender seus Bitcoins para o influencer, mas Mazini nunca cumpria com a sua parte da barganha.
Sendo assim, ele recebia os bitcoins e nunca pagava o valor prometido. Literalmente roubando centenas ou até milhares de pessoas através do golpe. Estima-se ele roubou US$ 2,5 milhões em Bitcoin de suas vítimas.
No momento a conta de Mazini no Instagram foi deletada, por isso não é possível encontrar os posts em que ele supostamente dizia que estava comprando Bitcoin de seus seguidores. Mas existem fotos que supostamente mostram o influenciador realizando o golpe, anunciando que estava comprando o ativo digital.
De acordo com o FBI, a presença social de Igbara foi fundamental para aplicar o golpe através das redes sociais.
“a persona de Igbara serviu como um fundo para convencer as vítimas a vender a ele Bitcoins a um preço atrativo. Mas uma investigação mostra que as coisas não são sempre o que parecem…”
Influencer está preso em Nova Jersey
As autoridades estão buscando mais informações sobre o suposto golpe aplicado por Mazini e estão pedindo que as possíveis vítimas entrem em contato com o FBI através do site oficial para passar mais informações sobre o esquema.
Enquanto essa investigação está acontecendo, Mazini está sob custódia da polícia em Nova Jersey, mas por crimes não ligados à fraude com Bitcoins.
Ainda segundo o NBC New York, uma pesquisa por prisioneiros em Nova Jersey indica que Mazini está preso por acusações de agressão qualificada, sequestro, porte de armas, coerção criminal, colocar pessoas em perigo e até ameaças terroristas.
Ou seja, o crime de fraude com Bitcoin é aparentemente a menor das acusações contra o “famoso” do Instagram.