O Instagram, rede social mantida pelo grupo Meta (ex-Facebook), liberou um comunicado na última terça-feira (6), informando que o metaverso e a Web3 estão entre algumas das tendências para 2023.
Chamado “Relatório de tendências do Instagram”, o documento foca em entender os dados de tendências e comportamentos da Geração Z, quando em convívio social pela internet.
Essa é a geração de pessoas nascidas entre 1995 e 2010, jovens que começam a ter suas primeiras experiências econômicas. Nascidos entre 1995 e 1997, por exemplo, já são alguns que começam a sair de faculdades e ir para seus trabalhos.
Para o Instagram, essa é a geração que deve impactar diretamente uma nova cultura no mundo.
Em relatório de tendências, Instagram acredita que Web3 deve impactar o mundo em 2023
De acordo com o Instagram, a comunidade e conexões feitas via meios digitais estão no centro de tudo. Assim, tópicos como moda, beleza, bem-estar e Web3 estão entre os interesses das pessoas que navegam pela rede social.
As tendências foram detectadas após uma conversa com 1.200 norte-americanos, com idades entre 16 e 24 anos, em outubro de 2022.
Assim, o Instagram revelou que a Web3 então é uma tendência para o ano de 2023. Principalmente para a Geração Z, a rede social acredita que tudo leva ao metaverso, com as pessoas jovens buscando criar “um mundo mais reconhecível”.
“No metaverso, a Geração Z pode construir mundos novos e espera expressar sua individualidade e dedicação à equidade em espaços digitais. Por exemplo, 67% dos usuários da Geração Z acham que os avatares devem refletir melhor os diversos tipos de corpo, roupas e tons de pele no próximo ano.”
E para que todo esse novo mundo imaginado pelos jovens aconteça, muitos estão de olho nos influenciadores digitais.
Com relação ao tópico, muitos acreditam que a beleza e a moda via Inteligência Artificial são intrigantes.
“Mais da metade dos usuários de mídia social da Geração Z planeja obter inspiração de moda ou beleza de avatares digitais, ou influenciadores em 2023. Para a Geração Z, a beleza e a moda da IA continuam a intrigar.”
Jovens que estão começando na política e tendo primeiros contatos com finanças
Os jovens que declararam possuir interesse na Web3 começaram a ter suas primeiras interações políticas recentemente.
Assim, suas experiências vão ajudar a construir o futuro da moda, da cultura e relações financeiras por meios digitais.
Cabe o destaque que o Instagram já começou a dar suporte a venda de NFTs, indicando que a realidade Web3 da rede social já começou. A própria Meta tem planos com o metaverso, e segue construindo sua plataforma que pode levar bilhões de usuários para o ambiente virtual.