Investidor de criptomoedas perde US $ 23 milhões em golpe de 2FA e processa operadora de telefonia americana AT&T

Michael Terpin, um famoso investidor de criptomoedas norte-americano está processando a AT&T por negligência e fraude que, segundo ele, resultaram no roubo de milhões de dólares em tokens de sua conta.

Terpin afirma que a AT&T era sua operadora de telefonia quando os criminosos tiveram acesso a sua conta de celular para realizar uma fraude através da clonagem de número do cartão SIM (chip de celular).

A clonagem de SIM ocorre quando um número de telefone é transferido para outro chip SIM sem autorização do proprietário real.

Ter acesso a um número de telefone é um método muito usado de seqüestrar contas digitais. O Tecnoblog  publicou um artigo no ano passado explicando a ameaça.

O número de telefone roubado foi usado para hackear a conta de Terpin e, em 7 de janeiro, três milhões de criptomoedas foram roubadas, o equivalente a US $ 23,8 milhões (R$89 milhoes).

A queixa não especifica que tipo de criptomoedas Terpin tinha, mas dado que os preços caíram desde janeiro, os tokens roubados provavelmente valem muito menos agora.

Os golpistas roubaram os tokens e transferiram o saldo para hackers em outro país.

Terpin está processando a AT&T em US $ 23,8 milhões mais US $ 200 milhões em indenizações punitivas.

A AT&T disse à Reuters em comunicado que contestou essas alegações.

A queixa de Terpin diz: “O que a AT&T fez foi semelhante a um hotel dar à um ladrão com uma identidade falsa uma chave do quarto e uma chave para o cofre do quarto para roubar jóias no cofre do dono legítimo.”

O Bitcoin se tornou um nome popular em dezembro de 2017 quando atingiu uma alta histórica de quase US $ 20.000. Desde então, a criptomoeda perdeu cerca de 65% de seu valor e caiu mais de 50% neste ano

As criptomoedas são um fenômeno real com o qual as autoridades de todo mundo estão tendo que que lidar nos últimos meses.

De acordo com uma pesquisa feita pela cryptoaware, a indústria de criptomoedas perdeu entre 2011 e 2018 aproximadamente US $ 2,3 bilhões como resultado de hacks, esquemas ponzi, ataques de phishing e roubo de criptomoedas em todo o mundo.

Como se proteger ?

Tudo indica que Terpin utilizava autenticação de dois fatores (2FA) através de SMS.

Terpin alega em sua denuncia de 69 páginas apresentada no Tribunal dos EUA em Los Angeles, que, devido à “cooperação voluntária da AT&T com o criminoso”, a empresa cometeu negligência grave, violação de seus deveres estatutários e falha em cumprir seus compromissos em sua Política de Privacidade.

Terpin acredita que algum funcionário da AT&T agiu em conjunto na fraude.

No Brasil uma situação semelhante já aconteceu quando golpistas clonavam cartões SIM com a ajuda de funcionários das operadoras e pediam dinheiro aos contatos das vítimas.

A solução ? Não use autenticação de dois fatores atrelada ao SMS do celular. Prefira utilizar um aplicativo de 2FA como o Google Autenticator ou Authy.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Mateus Nunes
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Fundador do Livecoins. Formado em Ciência da Computação e profissional de segurança da informação há mais de 10 anos. Escreve sobre Bitcoin desde 2012. Tradutor do site Bitcoin.org

Últimas notícias

Últimas notícias