Um estudo sociológico publicado recentemente revelou o valor social e o prestígio de quase 600 profissões diferentes. Segundo os autores, tanto um minerador quanto um trader de criptomoedas tem o mesmo valor social de uma acompanhante sexual.
Enquanto médicos de clínica geral, bombeiros, cardiologista, paramédicos, dentistas, professores e motoristas de ambulância aparecem no topo da lista, o outro extremo conta com traficantes de pessoas, golpistas online, cafetões, batedor de carteira e traficantes.
Mineradores e traders de criptomoedas não tem tanto prestígio, nem valor social
Em relação ao prestígio da profissão, tanto mineradores quanto traders de criptomoedas aparecem com uma nota 30. Conforme o índice vai de 0 a 100, a classificação pode ser considerada baixa.
Próximos a essas duas profissões também estão técnicos de máquina de fotocópia, motoristas de táxis, pintores de construção civil, jogadores profissional de poker, zeladores, tatuadores e recepcionistas.
Conforme vários deles aparecem com uma nota mais alta em valor social, isso apenas significa que essas profissões não têm tanta atratividade.
No topo, com nota 75 ou superior, aparecem pilotos de caça, engenheiros aeronáuticos, veterinários, diretores executivos, arquitetos e outros.
Já em valor social, mineradores e traders de criptomoedas aparecem quase juntos novamente. Com uma nota de 26,5, ainda mais baixa que de prestígio, o estudo revela que traders de Bitcoin tem o mesmo valor social que acompanhantes sexuais, ambos na frente dos mineradores de criptomoedas.
Com notas semelhantes também aparecem youtubers, cobradores de dívida, curandeiros, hackers e influenciadores de moda. No topo estão profissões ligadas à saúde e educação, como médicos e professores.
Outra curiosidade é que traders de ações aparecem tanto com um valor social quanto um prestígio muito maior do que traders de criptomoedas.
Enquanto o valor social de um trader de ações fica em 36,2, um trader de criptomoedas aparece com 27,9. Já em relação a prestígio, o primeiro fica com 48,5 contra 36,4 do segundo.
O mesmo acontece em relação aos mineradores. Enquanto mineradores de criptomoedas tem um prestígio 36, mineradores de metais ficaram com 40,9. Sobre valor social, a diferença é ainda maior, 26,5 contra 50,5, respectivamente.
Por fim, vale lembrar que a pesquisa foi conduzida no Reino Unido. Portanto, os números podem ser diferentes caso o mesmo estudo for realizado em outros países devido às diferenças culturais.