A IOTA é uma das criptomoedas que buscam grandes parcerias no mercado cripto para trabalhar e mostrar aplicações práticas, sendo a mais nova uma empresa de energia dinamarquesa.
O operador de sistema dinamarquês chamado Energinet assinou um memorando de entendimento para experimentar as aplicações do Tangle no mercado de energia do país.
A empresa começou recentemente a experimentar aplicações inovadoras como a blockchain e a Internet das Coisas (IoT), sendo a IOTA a primeira startup escolhida para juntar forças no setor de dados distribuídos.
Além dessa experiência com a IOTA, a Energinet também está a explorar o uso das chamadas blockchains privadas, conhecidas como DLT.
A Energinet e a IOTA explorarão e testarão o possível uso da tecnologia na criação de novos produtos e serviços no sistema de energia focados no uso de dispositivos IoT para acelerar a transição de energia verde, como gerenciar bombas de calor e veículos elétricos no uso de energia quando houver abundância de energia verde.
A Dinamarca possui grande destaque no setor de energia verde no mundo, com cerca de 40% de energia eólica e solar para gerar energia elétrica e ainda 9% de uso de biogás.
Energinet é uma empresa pública independente, que é vinculada ao Ministério do Clima e Energia da Dinamarca, responsável por garantir o abastecimento seguro de gás natural e energia elétrica no país.
O plano é que até 2050 o país tenha 100% do seu sistema neutro, sendo até 2030 a energia elétrica 100% verde, o que faz necessário investir em tecnologias que possam ajudar a cumprir a meta de forma eficiente, o que faz com que uma grande aplicação prática para a IOTA e o Tangle está para ser testada.
Essa novidade para a comunidade da IOTA chegou a público no dia 30 de janeiro, no blog oficial da criptomoeda.
No momento da escrita deste, a IOTA estava cotada a cerca de R$ 0.99 por unidade, ocupando a posição 13 do market cap e mais de 5% de valorização nas últimas 24 horas.