Mesmo sem nenhum motivo concreto, o canal Ivan on Tech, popular produtor de conteúdos sobre criptomoedas, recebeu três meses de suspensão no Youtube. Aparentemente, a razão está associada a uma denúncia de outra grande conta da plataforma de vídeos. O canal de Ivan foi classificado como responsável por conteúdo prejudicial ou perigoso. O fato aconteceu logo após Ivan iniciar uma transmissão ao vivo para falar do recente preço do Bitcoin e do Halving previsto para maio.
Apesar de não ser constatada a presença de conteúdos “perigosos” no canal de Ivan on Tech, o aparente motivo pelo “strike” de três meses é o fato de que os algoritmos do Youtube não conseguem ver a diferença entre conteúdos educacionais e de possibilidade de golpes. Assim, o responsável pelo canal usou o Twitter para se manifestar, pedindo ajuda para o time do Youtube.
YOUTUBE CRYPTO PURGE IS BACK!!
Our channel has a strike as soon as I started a new live stream.
This doesn't make sense, nothing dangerous or harmful was being presented in that stream. @TeamYouTube @ytcreators @YouTube Please help!
WE NEED HELP ON THIS MATTER!
SHARE THIS!!!! pic.twitter.com/630Mp3al8d— Ivan on Tech 🇺🇦🥑 – Building Moralis Web3 (@IvanOnTech) February 23, 2020
Em seu tweet, Ivan fala que o Youtube parece ter reiniciado um movimento de “expurgo” de conteúdos relacionados ao criptomercado. Atualmente, Ivan on Tech é o maior portal desta área no Youtube, e conta com cerca de 215 mil inscritos. Se o site não aceitar o pedido dos administradores da conta, ela ficará fora do ar até o mês de maio.
Uma tendência negativa para criadores de conteúdo
Já faz algum tempo que canais responsáveis por criar conteúdos relacionados ao criptomercado estão enfrentando problemas com seus vídeos. O Youtube já afirmou que o erro está muitas vezes relacionado ao processo de revisão do material que circula na plataforma. Além disso, há o fato de que diversos golpes envolvendo criptomoedas têm surgido no site, disfarçados de supostas transmissões ao vivo de especialistas neste tipo de ativo.
Consequentemente, isso traz um quadro bastante complicado para os produtores de conteúdos sérios sobre o criptomercado. Há um limite tênue por parte do Youtube entre a censura de vídeos nocivos para seus usuários e a falta de métodos de controle mais eficientes para materiais inofensivos. Assim sendo, adquire um caráter de complexidade maior do que deveria.
Em janeiro, o canal The Moon Carl já havia profetizado a possibilidade de novas censuras para vídeos ao vivo sobre o criptomercado. O fato ocorreu no último final de semana e até o momento ainda não há informações sobre um possível desfecho para a situação.