O Bitcoin é uma moeda digital que tem um imenso potencial de ajudar populações desbancarizadas a participar de um novo sistema financeiro. Para Jack Dorsey, CEO do Twitter, a África é o continente que definirá o futuro, especialmente do Bitcoin.
África definirá o futuro do Bitcoin de acordo com CEO do Twitter
Jack teria feito uma grande afirmação ao visitar o continente africano em novembro de 2019. O CEO do Twitter, que é um entusiasta do Bitcoin, participou de vários eventos em diversos países, chegando a conclusão que há um imenso potencial para as moedas digitais no local. Ou seja, a África poderá definir o futuro do Bitcoin.
A alegria de Jack Dorsey na África foi tanta, que o CEO planeja se mudar para algum país da região. De acordo com Jack, a mudança será em 2020, do qual espera morar por três a seis meses na África.
Jack saiu da África no último dia 27 de novembro, após passar mais de mês na ragião. De acordo com o CEO, era triste sair da África por hora, mas foi possível participar de uma valiosa experiência na região.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Segundo informações públicas da agenda do CEO, Jack visitou países como Etiópia, Gana, Nigéria e África do Sul. A África do Sul, por exemplo, é o país do continente que possui maior volume de transações de Bitcoin. Além disso, a busca por Bitcoin em países como a Nigéria e Gana são imensas, uma vez que nestes locais as moedas são super inflacionárias.
Bancos centrais africanos tem se movimentado com moedas digitais próprias
Muitos poderiam imaginar que o CEO do Twitter está enganado com a sua avaliação sobre os países africanos. Entretanto, 2019 tem sido marcado pela aproximação do tema aos governantes do mundo, não sendo diferente na África.
A moeda ECO, idealizada principalmente na Nigéria, é um dos projetos que já foram pensados para serem implementados no oeste africano. Alguns economistas do mundo já alertaram para os riscos deste projeto para a população.
Na última semana, o Banco Central de Gana deixou claro que emitirá sua própria moeda digital. Em nota, o Banco Central do país falou que a emissão de uma E-CEDI será criada no futuro breve. A Cedi é a moeda oficial de Gana, que obteve 7,7% de inflação anual registrada em outubro de 2019, período em que Jack esteve na região.
Além disso, o cantor Akon já pensou em um projeto de criptomoeda para Senegal, chamada Akoin. Ou seja, Jack está crente que a África, com milhões de desbancarizados, possa tirar proveito das criptomoedas como o Bitcoin, definindo até o futuro da adoção desta tecnologia.