O principal fundador do Ethereum, Vitalik Buterin fez uma proposta pública para o presidente Javier Milei, para a Argentina receber um evento da comunidade.
Chamado Devconnect, o evento seria uma oportunidade para mostrar o lado sério do mercado aos investidores. Assim, ele relativizou o recente golpe, indicando que o momento segue promissor para avançar com iniciativas do mercado, e não desistir por conta de um golpe.
Vitalik ainda lembrou que os desenvolvedores argentinos já colaboraram muito com soluções do Ethereum no passado. Além disso, o fundador do ETH declarou que acredita muito no potencial da América Latina como um todo no mercado de criptomoedas.
“A comunidade Ethereum da Argentina está cheia de construtores incríveis, que já contribuíram com alguns dos softwares mais importantes do ecossistema Ethereum.
A energia e a determinação para aproveitar o momento atual da Argentina e usar criptomoedas e outras novas tecnologias para construir uma sociedade próspera no século XXI são reais. As notícias recentes não devem ser vistas como um motivo para desistir, mas sim como um exemplo de por que a educação é tão importante.
Continuo muito otimista em relação às contribuições e ao papel da Argentina e da América Latina nesse espaço.”
Argentina's Ethereum community is full of amazing builders, who have already contributed some of the most important software in the Ethereum ecosystem.
The energy and determination to build on Argentina's current momentum and use crypto and other new technologies to build a… https://t.co/E87Mll5nNH
— vitalik.eth (@VitalikButerin) February 20, 2025
Javier Milei agradece atenção de Vitalik Buterin e diz que seria uma honra aceitar evento do Ethereum na Argentina
Ao apresentar a proposta, Vitalik Buterin marcou o perfil de Javier Milei no X (ex-Twitter), indicando que o país sul-americano é um dos favoritos a sediar o evento.
Buterin ainda declarou que gostaria de se envolver mais com o país e suas iniciativas de criptomoedas. Vale lembrar que, enquanto a comunidade ethereum busca se aproximar, o fundador da Cardano teceu críticas a Milei nos últimos dias.
De qualquer forma, o presidente argentino agradeceu Vitalik Buterin pelo elogio aos trabalhos dos argentinos em seu ecossistema, afirmando que aceita sim que o evento ocorra em seu país.
“MUITO OBRIGADO Vitalik Buterin PELAS SUAS PALAVRAS SOBRE O TALENTO ARGENTINO!!! Seria uma honra para a Argentina sediar o Devconnect. Concordo que seria uma grande oportunidade para o nosso país. VIVA LA LIBERTAD CARAJO…!!!”
Grande desenvolvedor do Bitcoin prega cautela com Milei se aproximar de altcoins
Embora o presidente da Argentina tenha se animado com a proposta de sediar um evento da comunidade Ethereum, não demorou muito para um alerta chegar até ele.
Isso porque, Adam Back, citado por Satoshi Nakamoto no whitepaper do bitcoin e um programador de respeito mundial, alertou que as “altcoins são piores que moedas fiduciárias, piores que o peso argentino, e só o bitcoin é um dinheiro de confiança“.
Milei não respondeu Adam Back como o fez com Vitalik Buterin, mas após o recente golpe com uma memecoin no país, tudo indica que ele deve prestar mais atenção com quem se associa.