Pelo menos quatro jogos com mecanismos de NFTs possuem parceria com a FIFA durante a Copa do Mundo no Catar em 2022, para levar mais conteúdos aos fãs de futebol que acompanham o torneio.
Disputado entre 32 seleções, a Copa do Mundo começou no último domingo (20), com vitória de 2 a 0 do Equador sobre o Catar, anfitrião do evento.
O futebol é um dos principais esportes da atualidade, movimentando fãs pelo mundo todo. A própria Copa no Catar é considerada a mais cara da história, custando ao país 220 bilhões de dólares.
Para enaltecer o primeiro torneio em um país árabe, a FIFA tem buscado aumentar o engajamento com torcedores. Um NFT é um token digital exclusivo e registrado em blockchain.
Jogos NFTs da Copa do Mundo: conheça algumas opções parceiras da FIFA em 2022
Embora os jogos com NFTs não estejam entre as preferências de gamers em 2022, eles ainda existem. Isso porque, após uma alta em 2021, o mercado passa por momentos ruins de mercado.
De qualquer forma, um dos jogos com parceria com a FIFA em 2022 é o Upland. Na última semana, o jogo NFT com metaverso anunciou que estaria vendendo itens da Copa do Mundo, inclusive em lojas físicas.
Ou seja, as experiências podem ter presença física ou digital dos interessados em conhecer o ecossistema. As compras são de itens para fãs da Copa.
No Brasil, há três opções de estabelecimentos no Rio de Janeiro, que podem ser conhecidas por fãs do esporte. Os endereços são das lojas Shoot & Score! (Rua Adolfo Porto, 239, RJ), Carioca da Gema (R. Entremontes, 35, Rio de Janeiro), e Football Fantasy (Rua Gen. Barbosa Lima, 95, RJ).
Game da FIFA em parceria com criptomoeda Algorand
Divulgado em setembro de 2022, o FIFA+ Collect é outra novidade envolvendo a tecnologia blockchain para a Copa do Mundo 2022.
De acordo com o diretor de negócios da FIFA, Romy Gai, “o fandom está mudando e os fãs de futebol em todo o mundo se envolvem com o jogo de maneiras novas e emocionantes“.
A Copa do Mundo 2022 é uma das mais presentes no mercado de criptomoedas. Contando com experiências em NFTs, o evento ainda é patrocinado pela corretora Crypto.
Além disso, várias seleções de futebol chegam para o mundial após o lançamento de seus próprios fan tokens. Atualmente, o maior fan token de seleções é o da Seleção Argentina, segundo um estudo recente.
Jogadores brasileiros que disputam o mundial também lançaram seus NFTs, sendo Richarlison o último a divulgar novidades.