A justiça de São Paulo, por meio da 16ª Câmara de Direito Crimina, condenou um homem que aplicou um golpe de bitcoin em uma idosa.
A nova confirmação da condenação ocorreu após a idosa perder R$ 8,5 mil em um esquema fraudulento de investimento em bitcoin.
Conforme decisão, proferida pelo juiz Lucas Semaan Campos Ezequiel, da Vara Única de Cananéia, foi mantida em parte, com a pena ajustada para um ano e quatro meses de reclusão em regime aberto, substituída por prestação de serviços comunitários e pagamento de cinco salários mínimos a uma entidade social.
O réu também deverá restituir o valor integral à vítima. Com informações do TJSP.
Homem prometeu a idosa um retorno alto de investimento sobre o bitcoin, mas não entregou valores
De acordo com o processo, o acusado prometeu à mulher um investimento em bitcoin com altos rendimentos em curto prazo.
A idosa realizou os depósitos, mas, ao tentar resgatar seu dinheiro, foi informada de que isso não seria possível. Assim, ela ingressou com processo na justiça pedindo a devolução de seu patrimônio.
Durante o julgamento, o réu não conseguiu apresentar qualquer comprovação de que realmente investiu os valores e ofereceu versões contraditórias em diferentes momentos do processo.
O desembargador Guilherme de Souza Nucci, relator do recurso, destacou a falta de documentação sobre o suposto investimento e a inconsistência dos relatos do réu, o que comprometeu sua credibilidade.
Ele enfatizou que a intenção fraudulenta ficou evidente ao induzir a vítima a erro para obter vantagem ilícita, enquadrando-se no crime de estelionato previsto no artigo 171 do Código Penal.
A decisão foi acompanhada de forma unânime pelos magistrados Renata William Rached Catelli e Marcos Zilli, confirmando a condenação do réu.
Retorno com bitcoin no curto prazo? Fuja!
O caso reforça a importância da cautela ao investir em criptomoedas, especialmente diante de promessas de retornos rápidos e garantidos, um dos principais sinais de golpes financeiros no setor digital.
Nos últimos anos, em todo o Brasil, vários golpes surgiram com a mesma promessa. Às vezes as empresas até pareciam sérias e legítimas, como a Atlas Quantum, por exemplo, que chegou a anunciar com atores globais e em toda a internet.
Entre 1% e 30% ao mês, do Sul ao Norte do país, várias empresas e pessoas prometeram muito, mas entregaram apenas prejuízos.
Ou seja, investidores devem se manter atentos aos golpes de pirâmides financeiras e estelionatários, que costumam aproveitar um mercado em alta como do bitcoin, para enganar suas vítimas.