Aparentemente o governo dos Estados Unidos está acumulando Bitcoin como nunca antes. Documentos do departamento de justiça dos EUA revelam que grandes quantidades da moeda digital estão sendo mantidas na posse do governo americano.
Um documento do departamento de justiça dos EUA revela que no dia 3 de novembro, alguém identificado como “Indivíduo X” assinou um acordo aceitando o confisco de 69.370 BTC. Esses bitcoins foram transferidos para uma carteira digital controlada pelo governo dos EUA.
Mais tarde a mídia americana descobriu que os bitcoins eram da SilkRoad e o caso ficou famoso no mundo todo.
O site kevinrooke.com destacou que a transação de quase US $ 1 bilhão chamou a atenção e por isso passou a monitorar avisos de apreensão de bitcoins no Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Três meses depois de muita coleta de dados o site divulgou o que parece ser a descoberta de um “padrão estranho”.
“Parece que o governo dos EUA está fazendo o possível para minimizar o fato de que eles estão acumulando um saldo de Bitcoin.”
Depois da SilkRoad, mais bitcoins foram apreendidos
Com o anúncio de confisco de 69.370 bitcoins em 3 de novembro, os responsáveis pelo site passaram a rastrear o fluxo de ativos digitais confiscados para tentar descobrir a atuação das agências do governo dos EUA em relação ao confisco de criptomoedas e quão grandes e valiosas estavam sendo essas apreensões.
Dessa maneira houve uma busca diária no site do Departamento de Justiça por novos avisos relacionados a apreensão de Bitcoin.
Segundo a reportagem, em novembro, foram encontrados 11 autos de infração relativos a 7 confiscos de Bitcoin, um total de 41,2232813 BTC.
Já em dezembro aconteceu a mesma coisa, os confiscos continuaram, totalizando 11.0364055 BTC nos primeiros 21 dias do mês.
Não foram grandes valores e durante 9 dias não houve nenhuma atualização nos sites do departamento de justiça dos EUA, até que na véspera de ano novo, um novo caso foi relatado, o site registrou um novo confisco de 391.5873617 BTC (US $ 12 milhões).
Em janeiro de 2021 outros 5 casos de confisco foram registrados e publicados no site, um total de 31.1742004 BTC nos primeiros 19 dias deste ano.
Na quarta-feira (20), um grande aviso de confisco de Bitcoin foi relatado pelo departamento de justiça, foram 279.543012 BTC apreendidos.
Estranho padrão
Juntamente com as pequenas quantidades e as 3 grandes apreensões de Bitcoin, chega-se ao valor recorde de 70.041 BTC.
É quase a mesma quantidade que a MicroStrategy comprou em 2020, cerca de 70.470 bitcoins.
Vale destacar que o “estranho padrão” detectado é que os bitcoins confiscados já haviam sido apreendidos mas não tiveram suas posses registradas, o departamento de justiça dos Estados Unidos escolheu justamente datas que não chamassem a atenção da mídia:
- Primeiro anúncio de confisco: 69.370 BTC em 3 de novembro (eleição americana)
- Segundo anúncio de confisco: 391.5873617 BTC 31 de dezembro (véspera de ano novo)
- Terceiro anúncio de confisco: 279.543012 BTC (dia da posse de Biden)
As informações relativas as apreensões costumam desaparecer alguns dias depois.
“Me chame de louco, mas parece que o Departamento de Justiça está fazendo um clássico ‘depósito de notícias de sexta à noite’ por seus grandes confiscos de Bitcoin.”, diz o site que monitorou as transações.
Por que o governo americano está agindo assim?
Depois de monitorar os comunicados, o site tenta entender, sem chegar a uma conclusão, os motivos que podem estar motivando a justiça dos Estados Unidos a agirem dessa forma.
“Um touro Bitcoin pode dizer que a justiça americana está tentando limitar a atenção da mídia para acumular silenciosamente a moeda digital.”
“Um urso Bitcoin pode dizer que a justiça quer limitar a atenção da mídia para que eles possam vender seus ativos confiscados discretamente.”
“Um crítico do Bitcoin pode dizer que a justiça quer limitar a atenção da mídia apenas para evitar dar mais atenção à moeda digital”
Cada vez que o Bitcoin vira notícia em sites grandes a comunidade fica mais forte. Cada tentativa de caluniar a comunidade ou pintar o Bitcoin como uma ferramenta de traficantes de drogas apenas criou mais interesse para a moeda digital.
Em vez de atrair a atenção para o Bitcoin, o DoJ pode apenas estar tentando minimizar sua importância na esperança de que as pessoas o esqueçam.