A KPMG, uma das quatro maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, anunciou nesta segunda-feira (7) que comprou Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) para compor seu caixa.
Entretanto, Jorge Stolfi, professor da Unicamp, não gostou muito desta aquisição. Stolfi aproveitou a oportunidade para chamar a empresa de “piada” por investir em criptomoedas que, segundo ele, são um esquema de pirâmide.
Já em relação aos defensores das criptomoedas como o Bitcoin, este número vem crescendo diariamente tanto entre gigantes quanto entre pessoas comuns. Afinal quem estuda o Bitcoin entende que ele é o melhor dinheiro disponível atualmente.
Big Four adiciona Bitcoin e Ethereum ao seu caixa
Composta pelas quatro maiores empresas contábeis do mundo, o Big Four é formado pela Delloite, PwC, EY e KPMG. A primeira delas, a Delloite, já está inserida no mercado há algum tempo. Como exemplo, recentemente afirmou que ajudará empresas que querem comprar Bitcoin.
Já a PwC comprou um terreno no metaverso do The Sandbox (SAND). Enquanto isso, a Ernst & Young (EY) também está aproveitando esta tecnologia ao usar a blockchain do Ethereum.
Fechando este quarteto fantástico, a KPMG do Canadá anunciou nesta segunda-feira (7) que adicionou duas criptomoedas ao seu caixa. Sem delongas, são às duas maiores do mercado: Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH). Os montantes não foram revelados.
“Os criptoativos são uma classe de ativos em maturação […] A adoção de criptoativos e da tecnologia blockchain continuará a crescer e se tornará uma parte regular do mix de ativos”
As palavras acima são de Benjie Thomas, sócio-gerente da KPMG do Canadá, e enfatizam bem o sentimento de quem estudou, e entendeu, criptomoedas como Bitcoin e Ethereum.
Professor da Unicamp ficou “pistola”
Embora tal notícia seja muito relevante para o setor de criptomoedas, mostrando que elas estão ganhando respeito entre os grandes, um professor da Unicamp não aprovou tal compra.
Respondendo a um tweet da KPMG, Jorge Stolfi questionou as habilidades de atuação da empresa e aproveitou para afirmar que as criptomoedas são um esquema de pirâmide.
“Que piada de empresa de auditoria você é? Você investiu em criptomoedas e nem percebeu que são esquemas ponzi?”
What a joke of auditing firm are you? You invested in cryptocurrencies, and did not even notice that they are ponzi schemes?
— Jorge Stolfi (@JorgeStolfi) February 8, 2022
Todavia esta não é o primeiro ataque de Stolfi. Afinal na semana passada o professor da Unicamp já havia chamado o Bitcoin de “a maior piada já chamada de dinheiro”.
Entretanto, vale lembrar que Stolfi é livre para não usar o Bitcoin, enquanto os brasileiros são forçados a usar o Real, moeda que já perdeu 86% de seu poder de compra desde sua criação.