Os líderes de um dos maiores golpes com bicoin da história foram julgados e considerados culpados por fraudar milhares de investidores em 14,8 bilhões de yuans ($ 2,25 bilhões) na China.
O golpe conhecido como PlusToken foi um dos maiores esquemas de pirâmide envolvendo criptomoedas da história, a pirâmide roubou mais de $ 5,7 bilhões de vítimas em todo o mundo.
A condenação dos líderes do esquema de pirâmide com criptomeodas foi noticiado pelo South China Morning Post na tarde desta terça-feira.
A decisão afirma que entre 2018 e 2019 os líderes do esquema usaram as redes sociais e diferentes eventos luxuosos para recrutar vítimas para o golpe, a promessa era de rendimento garantido com bitcoin.
Além de oferecer retornos milagrosos com “arbitragem” em criptomoedas, o golpe também oferecia diversos benefícios para quem conseguisse colocar mais pessoas no esquema.
Quando a PlusToken chegou ao fim, ela tinha mais de 2,5 milhões de afiliados. No total, o esquema conseguiu acumular diferentes tipos de criptomoedas, incluindo mais de 310.000 bitcoins.
11 anos de cadeia
Em janeiro do ano passado os líderes do golpe fugiram para o Camboja e continuaram o esquema. O grupo contratou uma equipe local para atuar como “fundadores” da plataforma para torná-la um projeto internacional.
Em julho eles foram presos e agora o tribunal de Yancheng sentenciou 14 pessoas de 2 a 11 anos de prisão, eles também terão que pagar multas que variam de R$ 100 mil a R$ 300 mil.
Todos os ativos digitais confiscados foram para o tesouro nacional, isso é, não voltaram para as vítimas.