A Lightning Network do Bitcoin tem sido muito discutida na comunidade, mas ainda não havia sido integrada a uma corretora de criptomoedas. Tudo muda a partir do dia 3 de dezembro, com um anúncio que aumentará a adoção desta tecnologia.
Após uma série de rumores, finalmente a Bitfinex se torna a primeira grande corretora a dar suporte a Lightning Network do Bitcoin
A Bitfinex é uma das principais corretoras de criptomoedas do mundo. Com dezenas de pares de trade listados, é uma das mais sólidas e com maior volume diário do mundo.
Além disso, é reconhecida por ser uma das principais corretoras na adoção das chamadas stablecoins. Isso porque, a Tether, é emitida em parceria com essa corretora de criptomoedas.
No dia 3 de dezembro, era esperado um anúncio grande a ser realizado pela Bitfinex, de modo que a comunidade já especulava o que poderia ser. No dia 2, Paolo Ardoino, CTO da Bitfinex, já havia confirmado a informação em seu Twitter. Com isso, a Bitfinex se tornou a primeira corretora a integrar a Lightning Network do Bitcoin.
Entretanto, o anúncio oficial só veio a público no início do dia 3, pelo blog oficial da Bitfinex. De fato, esta é um grande passo na adoção da nova tecnologia do Bitcoin, que pode se tornar tendência para os próximos anos em outras corretoras.
O suporte dado pela corretora Bitfinex a Lightning Network será para saques e depósitos com Bitcoin. Com isso, é esperado mais agilidade nestes processos, com custos certamente menores.
A Bitfinex até já criou uma página exclusiva com mais informações sobre a nova integração.
Lightning Network tem crescido em adoção
O CTO da Bitfinex havia realizado uma entrevista com o portal de notícias Bitcoin Magazine poucos dias antes da integração. De acordo com Paolo Ardoino (vídeo abaixo), a “Lightning Network é a melhor forma de enviar e receber Bitcoin“.
Analisando além da fala de Paolo, de acordo com o site 1ml, os dados da Lightning Network (LN) são animadores. Apenas nos últimos 30 dias anteriores ao anúncio da corretora, mais que 10,600 nodes já tinham sido criados no mundo. O valor representa um aumento de 3% nos últimos trinta dias.
Além disso, a capacidade de transações na LN subiu 2% no mesmo período. O país com maior capacidade de transações pela Lightning Network é a Coreia do Sul, sendo o segundo colocado o Japão.
O 1ml ainda mostrou a capacidade da LN no Brasil, que é a oitava maior do mundo com 7 nós e 54 canais abertos. Na América do Sul, o Brasil só perde para o Paraguai na capacidade de bitcoins alocados nessa rede e na quantidade de nós abertos.