Equipe da LUNA tentou manipular o mercado, diz Vitalik Buterin

Já quando questionado sobre a correlação entre as criptomoedas e ações, o fundador do Ethereum destaca que as criptos ainda estão em um estágio inicial, sem muitos testes e que são investimentos arriscados.

Em conversa com Ezra Klein, Vitalik Buterin comentou sobre o colapso da criptomoeda LUNA. Segundo o fundador do Ethereum, a equipe por trás da Terra se esforçou para “manipular o mercado e apoiar sua moeda”.

Como destaque, Buterin aponta que a crise da LUNA e sua stablecoin TerraUSD (UST) teve dois motivos principais. O primeiro deles seria a péssima proposta econômica, ou seja, era uma ideia insustentável.

“Muitas pessoas inteligentes estavam dizendo, ‘ei, isso é fundamentalmente ruim e é basicamente um Ponzi que vai quebrar em algum momento’.”

O fundador do Ethereum também destaca que tal projeto tinha reservas em Bitcoin, mas que isso não dizia muito. Afinal, alguma pessoa estava sobre a posse de tais moedas, ou seja, não estavam em um contrato inteligente e, por fim, nenhum investidor da LUNA ou UST sabia o que estava sendo feito com tal montante.

“Olhe, eles realmente tentaram fazer esse tipo de esforço muito centralizado para manipular o mercado e sustentar sua moeda.”

Na época, antes do colapso, a Luna Foundation Guard (LFG) havia comprado 80.394 bitcoins que serviriam para lastrear parte de sua stablecoin. Apesar de ter se tornado uma das 10 maiores carteiras de Bitcoin, isso não foi suficiente para acalmar a pressão contra a UST, forçando sua equipe a liquidar tais ativos logo em seguida.

Por fim, Buterin acredita que o mercado de criptomoedas está aprendendo e amadurecendo com estes erros.

“Então, acho que essa história é instrutiva, porque mostra que, até certo ponto, a descentralização por si só não resolve todos os problemas.”

Bitcoin pode substituir o ouro, mas levará mais algumas décadas

Já quando questionado sobre a correlação entre as criptomoedas e ações, o fundador do Ethereum destaca que as criptos ainda estão em um estágio inicial, sem muitos testes e que são investimentos arriscados.

Entretanto, nota que a nova geração de investidores deve mudar este quadro, mas isso ainda levará algumas décadas para ocorrer.

“Há um caso em que as criptomoedas poderiam substituir o ouro. […] A geração mais jovem honestamente acha que o ouro é muito ruim e está muito mais confortável com coisas digitais e você pode facilmente ver as criptomoedas alcançarem isso”, comenta Vitalik Buterin do Ethereum.

“Mas essa é uma narrativa de várias décadas que provavelmente irá demorar até 2040 ou 2050 para se desenrolar.”

Por fim, Buterin destaca a questão política sobre as criptomoedas. Embora elas não possuam preços estáveis, as mesmas fornecem estabilidade em termos de proteção contra governos. Como exemplo, o fundador do Ethereum cita as situações da Argentina, da Rússia e de outros países que não se importam com seus cidadãos.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias