Recentemente muitos usuários de um dos maiores sites do mercado negro na darknet estavam preocupados com uma pausa inesperada no site. Agora, de acordo com fontes, o Empire Market fechou completamente e fugiu com o dinheiro de milhares de clientes. O suposto exit scam pode ter custado cerca de US $ 30 milhões (R$ 168 milhões) em Bitcoins que estavam em posse dos administradores do mercado negro.
A plataforma de vendas ficou offline por mais de 36 horas, para o desespero de muitos usuários. Durante o período inicial fora do ar, muitas teorias começaram a aparecer, com muitos culpando um ataque de negação de serviço (DDoS), mas com a situação ainda sem nenhuma explicação por parte dos administradores, a principal teoria é a de um exit scam.
Ainda não há nenhuma informação sobre o que realmente aconteceu, mas como foi postado pelo Dark.fail, um jornalista especializado em documentar e investigar a darkweb, até mesmo alguns moderadores do mercado estão sem respostas sobre o sumiço dos administradores, deixando claro a possibilidade de um golpe geral.
Dark.fail é um dos que acreditam que os administradores enganaram os muitos usuários do mercado negro. Muito além do prejuízo financeiro, há também um grande prejuízo para todo o setor que depende muito da confiança.
“Empire, o maior mercado da darknet acabou. Com nenhuma explicação de seus administradores e nenhum anuncio vindo das autoridades da lei, isso me parece um devastador exit scam.
O mercado estava em uma era do ouro da confiança. Espere um ano complicado de golpes similares no futuro.
Empire, the largest darknet cryptomarket is gone. With no explanation from its admins and no announcement from law enforcement, this looks like a devastating exit scam.
The darknet was in a golden age of trust. Expect a rough year of exit scams ahead as trust is rediscovered.
— dark.fail (@DarkDotFail) August 25, 2020
O jornalista também exibiu algumas mensagens dos moderadores do site, mostrando que eles não têm ideia do que aconteceu e que, supostamente, também foram enganados e não obtiveram nenhum tipo de lucro com o sumiço dos administradores.
"I believed in my leader through the very end. I still believe even now as irrational hope fades for their return." – Melbourne, Empire moderator and PR.
There's no indication that Empire staff knew or profited from the exit, but if you need to see a mod roasted log into Dread. pic.twitter.com/h3zpnM1fil
— dark.fail (@DarkDotFail) August 26, 2020
O maior mercado negro da internet
O Empire Market, também conhecido como DNM, foi criado em janeiro de 2018 e entrou justamente no vácuo deixando pela infame Alphabay. Não demorou para que logo o número de usuários aumentasse, alcançando um total de 1.3 milhões em pouco tempo.
Com uma movimentação de valores milionários, o DNM era o principal ponto de venda e compra de diferentes produtos e serviços. No entanto, com o seu fim, fica aberto um novo espaço para outras entidades do tipo. O que pode ser um problema para quem quer evitar golpes.
“Seis novos mercados na darknet já foram lançados nos últimos cinco dias. Espere muitos golpes.
Orfãos do Empire estão indo para o Monopoly e White House.
ToRREeZ me parece interessante,
Yellow Brick tem a confiança de alguns, mas já aplicou golpes antes.”
Six new darknet markets have already launched in the past five days according to my inbox. Expect a lot of scams.
Empire refugees are flocking to Monopoly and White House markets. ToRReZ looks interesting, Yellow Brick is trusted by some but has scammed before.
— dark.fail (@DarkDotFail) August 26, 2020