Maior tombo do Bitcoin desde março alimenta temores de bolha

Apesar da queda, otimismo de longo prazo para a moeda digital continua

Siga no

A forte queda que o Bitcoin está enfrentando hoje tem alimentado a preocupação de que a bolha da moeda digital está prestes a estourar, ou, já estourou.

O preço do Bitcoin mais que dobrou em dezembro de 2020 e aumentou em mais de 30% na primeira semana de 2021.

Ao mesmo tempo que alguns investidores em Bitcoin querem realizar lucros, outros que ainda não compraram estão esperando uma correção para que possam comprar por um preço mais barato.

Na manhã desta segunda feira (11) o Bitcoin e outras criptomoedas despencaram, perdendo mais de US $ 170 bilhões em valor de mercado.

A capitalização total de mercado era de US $ 1,1 trilhão na semana passada e agora é de US$ 927 bilhões.

A queda no preço do Bitcoin hoje é indiscutivelmente um dos piores momentos da moeda nos últimos meses e as emoções entre os investidores estão variando, com os críticos dizendo que a bolha estourou e os participantes do mercado dizendo que uma correção era esperada e que o momento é uma ótima oportunidade de comprar.

A pior queda do Bitcoin no último ano foi no dia 12 de março de 2020, quando a moeda desabou 39% em apenas 24 horas.

Desde março hoje é a pior queda da moeda digital, com uma queda de 13% em 24 horas.

Piores quedas Bitcoin em 1 ano
Piores quedas Bitcoin em 1 ano

Motivos para queda do Bitcoin

O momento pode ser atribuído aos movimentos de realização de lucros de alguns investidores, especialmente aqueles que guardaram Bitcoin por meses e que viram o preço de US$ 40 mil como a melhor oportunidade de lucrar.

O impulso de compra pode ser temporário, com a recente volatilidade sugerindo novas quedas, já que o preço atual pode desencadear uma realização de lucro mais impulsiva, que pode repetir eventos que a moeda viu em 2017, com queda de 80% após atingir seu pico de preço em US $ 20 mil.

“É hora de tirar algum dinheiro da mesa”, disse Scott Minerd, diretor de investimentos da Guggenheim Investments, em um tweet, “A alta do bitcoin é insustentável no curto prazo.”

Os verdadeiros entusiastas da moeda digital argumentam que a alta de 2020 é diferente da de 2017 porque o ativo digital amadureceu com a entrada de investidores institucionais e é visto como uma reserva de valor.

Do lado critico a este argumento alguns dizem que o Bitcoin não serve como uma alternativa viável de moeda ou reserva de valor, com alguns até dizendo que o Bitcoin é um fracasso e acabou se tornando aquilo que ela jurou substituir.

Alta do Bitcoin preocupa reguladores

O interesse crescente das pessoas por Bitcoin chamou a atenção dos reguladores. Nesta segunda a agência financeira da Inglaterra emitiu um alerta severo para as pessoas que querem ganhar dinheiro com criptomoedas: “esteja pronto para perder tudo”, disse a FCA.

Apesar da queda o Bitcoin ainda está com lucro superior a 300% nos últimos 12 meses e na semana passada quase atingiu os US $ 42.000.

Contudo, depois de quase atingir US $ 42 mil, no dia 8 de janeiro, o preço caiu para US $ 40.000. No domingo a moeda caiu abaixo de US $ 36 mil e hoje abaixo de US $ 33 mil

Ou seja, perdeu 20% de valor em apenas três dias.

“A correção era esperada, pois acreditamos que o aumento recente do preço de menos de US $ 20.000 para US $ 40.000 nas últimas quatro semanas iria induzir pressão de venda”, disse Simons Chen, diretor executivo de investimento na Babel Finance, à CNBC.

Bolha do Bitcoin estourou?

Na semana passada o Bank of America publicou um relatório dizendo que o Bitcoin estava as portas de bolhas anteriores, o banco disse que a moeda digital estava “borbulhante”, e com preço “espumoso”.

O banco alertou que a criptomoeda disparou nos últimos 12 meses e alcançou níveis semelhantes a outras bolhas, como a pontocom.

O BofA disse que a tendência de “comprar tudo” em 2020 chegou a 2021, mas espera uma desaceleração nos ativos de risco (bitcoin) à medida que a “política, posicionamento e lucros” atinjam um pico por volta de março.

Apesar das previsões mais pessimistas, o otimismo de longo prazo para a moeda digital continua. Com analistas sugerindo que a queda do Bitcoin pode ser um bom ponto de entrada.

“Essa correção de curto prazo é natural e necessária e é um ótimo ponto de entrada para investidores de longo prazo, já que podemos alcançar US $ 50 mil neste trimestre e US $ 100 mil no final do ano”, disse Simons Chen à CNBC.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Investidores confundem “bitcoin gold” com BTG Pactual e moeda dispara 200%

O valor da criptomoeda bitcoin gold (BTG), que surgiu em 2017 como uma cópia do Bitcoin, valorizou 200% nos último 7 dias. O motivo...

XRP sobe 200% em 30 dias e alcança maior valor de 3 anos

A criptomoeda XRP, emitida pela Ripple, continua sua tendência de alta neste final de semana. A moeda digital valorizou 136% nos últimos 7 dias...

Ethereum será atualizado em 14 de abril, Bitcoin vai comer poeira?

Está previsto para a próxima quarta-feira (14 de abril) a mais nova atualização da plataforma Ethereum. Chamada de Berlin, o update da rede foi...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias