A Mastercard acaba de comprar a CipherTrace, empresa focada no rastreamento de criptomoedas que ajuda outras companhias com questões relacionadas a segurança e fraude.
A aquisição da gigante no setor de pagamentos é uma aposta em um setor das criptomoedas que é pouco comentado, o de segurança. Tanto pessoas físicas quanto empresas sofrem com roubos e outros tipos de fraudes, desde 2011. Na lista dos maiores roubos de criptomoedas da história, é possível encontrar quantias maiores que 850.000 BTC em um único roubo.
E a história continua se repetindo até os dias atuais.
CipherTrace
O papel da CipherTrace é prevenir e remediar estes tipos de acontecimentos. Um dos clientes da empresa é a corretora Binance, através desta parceria a corretora pode usar os serviços da CipherTrace para prevenir que criminosos a usem como um meio de limpar os seus rastros após cometer um crime, como um hack em um protocolo de DeFi.
A empresa vai muito além de oferecer serviços a exchanges de criptomoedas, ela também trabalha com grandes bancos, reguladores governamentais e outras instituições financeiras. Bem como também atua em cima de várias blockchains diferentes.
Há cerca de um ano, a CipherTrace também afirmou que foi a primeira empresa a criar um sistema que conseguia rastrear transações de Monero (XMR), uma criptomoeda que é muito utilizada como um ponto final por quem deseja sair do radar. Muitas dessas conversões e transações de XMR são de atividades ilegais.
Mastercard
A Mastercard, que está presente em mais de 210 países e está no setor de pagamentos há 55 anos, sabe que a segurança é fundamental tanto para usuários quanto empresas. A entrada da Mastercard no setor das criptomoedas, mesmo que nos bastidores, pode gerar mais confiança a novos usuários que hoje não se sentem confortáveis em usar exchanges. Aumentando assim o alcance do Bitcoin.
Este não é o primeiro investimento da Mastercard no ramo das criptomoedas, em julho deste ano a empresa criou o Start Path, um programa para acelerar o desenvolvimento de startups relacionadas a criptomoedas.
Além disso, a Mastercard também tem parcerias com as exchanges Gemini, BitPay e Uphold, com foco na disponibilização de cartões aos usuários das mesmas.
A estratégia da Mastercard em aumentar sua posição no mercado de criptomoedas através do setor de segurança parece ser uma ótima notícia para todos do setor. Tanto pessoas quanto empresas e governos poderão se sentir mais seguros em relação ao uso e aceitação de criptomoedas.