O desenvolvedor do Bitcoin, Matt Corallo disse, no último domingo (7), que os maximalistas estão em extinção e devem mudar sua postura para enfrentar os próximos anos, que deverá marcar uma guerra de narrativas.
Maximalista é uma pessoa que acredita apenas no Bitcoin como tecnologia de moeda digital descentralizada, repudiando outros projetos que existem.
Em algumas ocasiões, os maximalistas costumam ser acusados de agirem de forma tóxica contra altcoins. Como muitas dessas moedas não possuem fundamentos e nem razões para existir e são apenas golpes, os fãs do Bitcoin costumam ser ácidos com a existência desses projetos.
Para Matt, o momento agora deve ser de um “novo maximalismo”, focado em um detalhe importante sobre o bitcoin.
Maximalistas do Bitcoin estão em extinção e devem mudar para melhor, diz dev do core
Nos últimos anos, mais de 20 mil criptomoedas surgiram no mercado e muitas pessoas não sabem qual a razão deste fenômeno. Mas para os maximalistas, o motivo claro dessa ação é que os donos de altcoins querem arrecadar dinheiro de investidores desatentos, que acreditam em qualquer teoria de “moeda melhor” e “projeto promissor”.
Mas esse pode ser um pensamento errado em uma eventual reforma do maximalismo, de acordo com Matt Corallo. De acordo com o dev do Bitcoin Core, projetos de altcoins não são mais uma farsa total e o dinheiro inteligente está descobrindo isso.
“Bitcoin maxis são uma raça em extinção. Embora tenha havido um tempo em que tudo, exceto Bitcoin, era basicamente uma farsa, isso não é verdade há muito tempo, e o dinheiro inteligente passou a descobrir quais projetos estão indo para algum lugar e quais são pump-e-dump.”
1/ Bitcoin maxis are a dying breed. While there was a time where ~everything except Bitcoin was basically a scam, that hasn't been true for a long time, and the smart money has moved on to figuring out which projects are going somewhere, and which are straight pump-and-dumps.
— Matt Corallo (@TheBlueMatt) August 8, 2022
Em uma discussão promovida por Matt em seu Twitter no último domingo, o desenvolvedor chamou atenção para os atuais maximalistas, que perdem tempo atacando altcoins.
No entanto, o mesmo tempo seria melhor utilizado caso os bitcoiners se destinassem a explicar o quão bom é o Bitcoin, quais as vantagens dessa tecnologia perante outras, entre outras qualidades mais.
Guerras narrativas estão chegando e o maximalismo deve mudar
Para Matt Corallo, a migração do Ethereum para o seu consenso em PoS deverá jogar luz ao debate da prova de trabalho utilizada pelo Bitcoin, aumentando a guerra de narrativas.
“As “guerras narrativas” estão chegando, provavelmente já estão aqui. Com a ETH (finalmente) mudando para PoS, as pessoas que só ouviram falar sobre como “PoS não funcionará” dos Bitcoiners terão ainda menos motivos para se preocupar com o que os Bitcoiners têm a dizer.”
O desenvolvedor lembrou que o momento não pode ser apenas nós contra eles, visto que o ecossistema Ethereum passará aos reguladores que a prova de trabalho é prejudicial e farão de tudo para acabar com o Bitcoin, como a comunidade Ripple já o fez no passado.
Para Matt, os maximalistas devem sair em defesa da tecnologia educando os novatos no setor, explicando as vantagens de sua tecnologia e como ela é descentralizada, além de única candidata a moeda digital verdadeiramente neutra.