Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, é um grande crítico do Bitcoin e recentemente voltou a atacar a maior criptomoeda do mundo, afirmando que a moeda digital é um ativo completamente inútil.
Como é de se imaginar essas críticas não agradaram nem um pouco os defensores do Bitcoin, com nomes importantes do setor financeiro contra-atacando e afirmando que a posição de Dimon não é correta.
A crítica contra Dimon aumentou ainda mais depois de ter duvidado da credibilidade do whitepaper do Bitcoin de uma das formas mais amadoras possíveis, questionando se o Bitcoin realmente tem um limite de 21 milhões de moeda.
Criticas
De acordo com o repórter do Yahoo! Finance, Brian Cheung, Dimon disse que estava questionando o “grupo do criptomercado” sobre a veracidade do que o whitepaper do Bitcoin afirma.
“Jamie Dimon sobre o Bitcoin: ‘Eu vou apenas desafiar o grupo em uma coisa: Como vocês sabem que [o Bitcoin] vai acabar em 21 milhões? Vocês leram os algoritmos? Vocês acreditam em tudo isso? Sempre fui cético sobre esse tipo de coisa’.”
$JPM's Jamie Dimon on bitcoin: "I'll just challenge the group to one other thing: how do you know it ends at 21 million? You all read the algorithms? You guys all believe that? I don't know, I've always been a skeptic of stuff like that."
— Brian Cheung (@bcheungz) October 11, 2021
Falta de conhecimento
Como dá para notar, o desafio de Dimon é realmente vago e, amador, afinal “vocês leram os algoritmos?” demonstra falta de conhecimento técnico e, principalmente, falta de conhecimento da comunidade do Bitcoin, que estudou o Whitepaper, o código do Bitcoin e muito mais de forma bem minuciosa. Brian Armstrong, CEO da Coinbase, fez questão de pontuar isso para Dimon.
“Sim, eu li ele. E eu também escrevi (programando o nosso node do Bitcoin) para ter certeza de que eu tinha entendido.” , escreveu armstrong no twitter.
Yes, I read it.
And then I wrote it (coding up our own Bitcoin node) to make sure I understood it. https://t.co/yg46xyvkMq
— Brian Armstrong (@brian_armstrong) October 11, 2021
Na continuação do tweet, Brian também falou que Dimon e outros executivos como ele podem “ficar para trás” em um futuro próximo e que é necessário aprender sobre o criptomercado e ter conhecimento técnico.
“CEOs sem conhecimento científico/ de engenharia vão começar a ficar para trás nas próximas décadas, acredito eu. Honestamente, também políticos, jornalistas e muitos outros trabalhos. Software está dominando o mundo, mudando todas as indústrias.”
Michael Saylor, CEO da MicroStrategy e atualmente um dos mais importantes apoiadores do Bitcoin, também expressou descontentamento com as opiniões de alguém que, apesar de ser um nome importante para o setor financeiro, parece não entender o básico do que critica.
“A questão crítica enfrentada pelos banqueiros e investidores no mundo todo é ‘Você entende o que é o Bitcoin?'”
The critical question faced by bankers and investors worldwide is “Do you understand #Bitcoin?” https://t.co/FdQcqXoZ02
— Michael Saylor⚡️ (@saylor) October 11, 2021
Mike Novogratz, foi outro nome reconhecido da indústria que criticou as opiniões de Dimon e a sua falta de conhecimento, mesmo sendo alguém que fez um trabalho brilhante.
“Tão estranho. Um homem que fez um trabalho brilhante em um banco gigantesco tem perguntas tão imaturas sobre o Bitcoin e ele continua insistindo nelas.”
So strange. For a man who has done a brilliant job running a giant bank, his answers around $BTC are sophomoric and he keeps doubling down on them. I pray I stay open minded my whole life. https://t.co/d4rJpUFGKH
— Mike Novogratz (@novogratz) October 11, 2021
Com isso, o desafio de Dimon não impressionou ninguém e só fez a comunidade do Bitcoin pensar que, como muitos outros em seu lugar, não entende absolutamente nada sobre aquilo que eles gostam tanto de criticar.